CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Dicas de Concursos

Karina Jaques

Professora de Direito Constitucional, Palestrante, Mentora e Advogada. Especialista em Concursos Públicos e Exame da OAB e autora da Editora Saraiva em diversas obras voltadas para o seu público.

Concursos no Pará: segundo semestre promete vagas em áreas estratégicas

Karina Jaques

O segundo semestre de 2025 chega aquecido para os concurseiros do Pará. Com editais autorizados, comissões formadas e bancas em definição, o estado se prepara para lançar seleções em áreas cruciais como fisco, segurança e perícia criminal. Quem sonha com estabilidade e bons salários precisa entender uma regra básica do jogo: quem espera o edital sair para começar a estudar já está atrasado.

A Secretaria da Fazenda do Estado do Pará (SEFA-PA) teve concurso autorizado em junho e deve publicar edital ainda em 2025. Serão 286 vagas, distribuídas entre os cargos de Auditor Fiscal de Receitas Estaduais, Fiscal de Receitas e Analista Fazendário, todos de nível superior. A remuneração básica inicial pode chegar a R$ 16.659,63. Para quem almeja uma carreira fiscal, o momento é estratégico para começar a revisar conteúdos como direito tributário, contabilidade e legislação estadual.

Dois concursos importantes estão em andamento na área de segurança: Polícia Civil do Pará (PC-PA) e Polícia Científica (Renato Chaves). O edital da Polícia Civil é muito aguardado, com 100 vagas previstas para escrivão e 137 para área administrativa. A comissão já está formada e a contratação da banca está em fase final. Quanto à Polícia Científica, o TCE-PA exigiu o cronograma do edital até setembro, sinalizando que o concurso vai acelerar. A previsão é de 200 vagas para cargos como perito criminal e assistente. O cargo de perito exige formação superior em áreas específicas, como medicina, engenharia e ciências contábeis. Ambos os certames exigem preparação técnica e específica, além da preparação física.

Esperar o edital sair para começar a estudar pode ser o maior erro de quem deseja ser aprovado. Isso porque: o conteúdo programático costuma ser extenso; a concorrência é cada vez mais preparada e estratégica; o tempo entre edital e prova geralmente é curto e quem se antecipa chega na fase de provas com vantagem competitiva.

Escolha o concurso mais compatível com seu perfil, estude com regularidade, acompanhe as notícias oficiais e trate seu estudo como um projeto profissional sério. A aprovação pode não vir da noite para o dia, mas ela começa hoje.

Carol Abreu é a nova Procuradora do Estado do Maranhão

Para estimular quem está estudando para seu cargo dos sonhos, a coluna entrevistou Carol Abreu, que foi nomeada Procuradora do Estado do Maranhão. Ela falou como foi a sua preparação, quais as dificuldades e como se manter firme até a nomeação. 

Carol deu as seguintes dicas para quem quer conquistar seu cargo dos sonhos: 

1 - Organize sua rotina de estudos e comece com as disciplinas básicas e vá avançando conforme vai dominando os assuntos.
2 - Seja persistente, acredite nos seus sonhos e faça acontecer. 

Para acessar a íntegra dessa e de outras entrevista, basta entrar na página de O Liberal Concursos no Yourube e nos siga nas redes sociais @oliberal e @professorakarinajaques. 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Karina Jaques
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMOS POSTS