CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Dicas de Concursos

Karina Jaques

Professora de Direito Constitucional, Palestrante, Mentora e Advogada. Especialista em Concursos Públicos e Exame da OAB e autora da Editora Saraiva em diversas obras voltadas para o seu público.

CNU 2: como escolher o bloco e os cargos que vão mudar a sua vida?

Karina Jaques

O Concurso Nacional Unificado (CNU 2) representa mais uma oportunidade histórica para quem sonha com estabilidade, boa remuneração e um cargo público de impacto com um grande diferencial.

Como já sabemos, a primeira grande vantagem é que o candidato paga apenas uma taxa de inscrição, estuda um único conteúdo programático, realiza uma só prova e, ainda assim, pode concorrer a vários cargos dentro do mesmo bloco temático.

Mas atenção: a escolha do bloco e dos cargos não pode ser feita de forma apressada. O primeiro ponto a considerar é a disponibilidade para trabalhar fora da sua cidade ou estado. Muitos cargos têm lotação em Brasília ou em outras unidades da federação. Caso a mudança de estado ou cidade faça parte dos seus planos, isso amplia bastante o leque de oportunidades.

Depois de decidir sobre a mobilidade, é hora de escolher o bloco temático. São 9 blocos no total — 7 para nível superior e 2 para nível intermediário (médio)  — organizados por áreas de atuação. Analise quais blocos oferecem cargos compatíveis com sua formação acadêmica, perfil profissional e expectativa salarial. Os salários iniciais variam de R$ 5.982 a mais de R$ 16 mil.

Ao definir o bloco, você pode selecionar diversos cargos dentro dele, ordenando por preferência (exceto o bloco 7 que tem apenas 1 cargo). Essa etapa é estratégica: coloque em primeiro lugar o cargo que você realmente deseja ocupar, pois sua convocação seguirá essa ordem. Não vale priorizar um cargo apenas por parecer “mais fácil” ou “ter mais vagas” se ele não combina com seus objetivos de longo prazo.

Não se preocupe se sua pontuação não for suficiente para ser chamado(a) logo para o primeiro cargo, você será convocado para um outro cargo, conforme sua lista de preferência, mas ainda continuará na fila para ocupar aquele cargo que você mais tem afinidade, e que escolheu como o primeiro.

Lembre-se: ser aprovado é só o começo. Você vai assumir uma função pública, com atribuições reais, por um bom tempo ou a vida toda. Por isso, veja se você se enxerga naquela atividade, se sente motivado a trabalhar na área e se está disposto a encarar os desafios da vida pública.

As inscrições para o CNU vão até 20 de julho. Se você quer transformar sua trajetória profissional com inteligência e estratégia, agora é a hora!

Ética no Serviço Público é disciplina importante para a prova do TJPA      

Para auxiliar quem está se preparando para a prova do TJPA, a coluna entrevistou Maely Gouveia, Professora de Ética no Serviço Público.

Segundo Maely:     

1- É imprescindível estudar a lei seca;     

2 - O treino de questões da banca CEBRASPE complementa o estudo, pois não há tempo para aprofundar em doutrina.

Para acessar a íntegra dessa e de outras entrevista, basta entrar na página de O Liberal Concursos no Yourube e nos siga nas redes sociais @oliberal e @professorakarinajaques. 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Karina Jaques
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMOS POSTS