CINE NEWS

Por Marco Antônio Moreira

Coluna assinada pelo presidente da Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), membro-fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e membro da Academia Paraense de Ciências (APC). Doutorando em Artes pelo PPGARTES/UFPA; Mestre em Artes pela UFPA. Professor de Cinema em várias instituições de ensino, coordenador-geral do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC), crítico de cinema e pesquisador.

Tempos de Cinemas

Marco Antonio Moreira

As plataformas audiovisuais oferecem opções interessantes para o espectador, logo, é indispensável selecionar e indicar alguns bons filmes que podem ajudar ao cinéfilo/cinemaníaco a perceber a qualidade de produções de diversos países como Espanha, Argentina, EUA e Brasil. Uma boa indicação literária é a publicação com diversos pensamentos cinematográficos do genial mestre Jean-Luc Godard. É sempre bom ter tempos para os cinemas que estão ao nosso redor.

Cine News

Boas sessões! Boa leitura!

Mubi

Rosa Rosae. A Spanish Civil War Elegy (2021). Curta metragem documental do excelente cineasta espanhol Carlos Saura (Cria Cuervos, Ana e os Lobos) que apresenta imagens, desenhos e fotos vinculados a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) para estimular reflexões sobre as tragédias humanas de todas as guerras. Filme de abertura do Festival de Cinema de San Sebastian (2021). Bela música de José Antonio Labordeta.

Prime Vídeo

Argentina, 1985 (2022) de Santiago Mitre. Com Ricardo Darín. Filme baseado na história dos promotores Julio Strassera, Luís Moreno Ocampo e sua equipe que processaram militares da ditadura argentina, em um caso conhecido como Julgamento das Juntas.

A Música de 007 (2022) de Mat Whitecross. Documentário que mostra histórias das músicas dos filmes de James Bond, desde 007 Contra o Satânico Dr. No (1962) até o mais recente filme da franquia, 007 Sem Tempo Para Morrer (2021).

YouTube Free:

Napo (2021) de Gustavo Ribeiro. Curta metragem brasileiro. Incapaz de compreender a doença de seu avô, um jovem tropeça em um velho álbum cheio de fotografias e deixa as imagens guiarem sua imaginação, transformando as memórias de seu avô em interpretações de desenhos.   

Blu-ray:

Hans Zimmer Live in Prague (2017). Hans Zimmer é um dos mais conhecidos compositores de trilhas musicais do cinema. Sua obra é extensa e apreciada por muitos espectadores. Esse blu-ray traz o registro audiovisual do show na cidade de Praga de uma turnê que Zimmer realizou em 2017 com grande orquestra e participação de ótimos músicos como Rusanda Panfili (violino).  Entre os temas executados ao vivo estão às trilhas musicais de O Código da Vinci (um de seus melhores trabalhos) e Piratas do Caribe. Johnny Marr (guitarrista do grupo de rock The Smiths) participa do show.

Netflix

O Telefone do Sr. Harrigan (2022) de John Lee Hancock é baseado em um conto de Stephen King da antologia If It Bleeds e apresenta a história de Craig, um jovem que passa a receber ligações estranhas após seu amigo bilionário recluso Sr. Harrigan morrer.

Livro

Introdução a uma Verdadeira História do Cinema. Excelente livro com transcrições de uma série de palestras que o cineasta Jean-Luc Godard realizou, no final dos anos 1970, para alunos de uma universidade canadense. Godard fala sobre cinema, suas influências e diversos pensamentos em torno da sétima arte.

Indicação - Trilha Musical:

Uma das melhores trilhas musicais do maestro Ennio Morricone foi composta nos anos 1980 para o filme A Missão. Com Robert de Niro e Jeromy Irons no elenco, a trilha musical de A Missão evidenciou o talento de Morricone em composições perfeitas!

Cine News
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE CINE NEWS