Marco Antônio Moreira

CINENEWS

Presidente da Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), membro-fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e membro da Academia Paraense de Ciências (APC). Doutorando em Artes pelo PPGARTES/UFPA; mestre em Artes pela UFPA. Professor de Cinema em várias instituições de ensino (UFPA, IESAM, CAIANA FILMES, SESC, EMATRA, FIBRA e Casa das Artes) e coordenador-geral do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC). Crítico de cinema na revista Troppo (O Liberal) e apresentador do programa Atualidades Cinematográficas (Rádio Liberal AM).

“Tamara” e Mostra “Cinemas do Brasil” são os destaques da semana nos cinemas

Confira nossa opinião sobre as estreias da semana nos cinemas de Belém e Ananindeua

Marco Antônio Moreira

Os lançamentos da semana são “Tamara”, “Sai de Baixo – O Filme”, “A Morte te dá Parabéns 2” e a mostra “Cinemas do Brasil”.

“Tamara” é uma co-produção entre Venezuela, Uruguai e Peru. O filme é baseado na trajetória real de Tamara Adrian. O longa mostra a vida de Teo (Luis Fernández) que vive com a imagem masculina de um advogado bem-sucedido, casado e com dois filhos. Mas ele carrega um segredo: o desejo de assumir a sua identidade feminina. Decidido a seguir seu coração, ele começa a realizar sua transição de gênero para se tornar Tamara por completo. Dirigido por Elia Schneider, o filme foi roteirizado por Schneider em parceria com o escritor uruguaio Fernando Butazzoni e produzido pelo cineasta José Ramón Novoa.

“Sai de Baixo – O Filme” tem os personagens da série da Rede Globo, que agradou grande parte do público e teve várias temporadas de sucesso. Caco (Miguel Falabella), Magda (Marisa Orth) e Ribamar (Tom Cavalcante), assim como novos personagens, surgem nesta versão cinematográfica que deve ser um dos sucessos da atual temporada dos cinemas.

“A Morte te dá Parabéns 2” é sequência do filme de terror produzido em 2017. Depois de morrer diversas vezes para quebrar o feitiço temporal que a mantinha presa no dia de seu aniversário, Tree Gelbman tenta escrever uma nova história na sua vida. No entanto, quando um experimento científico dá errado, a jovem é forçada a retornar ao fluxo de repetição e, desta vez, morrer não será o bastante para escapar. No elenco,  Jessica Rothe, Israel Broussard e Ruby Modine.

A Mostra “Cinemas do Brasil” apresenta curtas-metragens e documentários que discutem de que maneira os cinemas brasileiros são conservados. A mostra tem a coordenação de Eudaldo Monção Jr. (Memorabilia Filmes) e é composta por vários filmes produzidos por realizadores independentes de audiovisual. O cinema Olympia, cinema mais antigo do Brasil em funcionamento, inicia a programação que também será realizada na Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná e Alagoas.

Continuações

Filmes que ainda estão em exibição e merecem atenção: “Culpa” (circuito alternativo), “A Mula” (circuito comercial), “Vice” (circuito comercial) e “Vidro”(circuito comercial).

Programação Extra

Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes):

Dia 11/03 – “A Conversação” (1974). Homenagem ao diretor Francis Coppola. Sessão às 19 h. Entrada franca. Debate após a exibição.

Dia 18/03 – “Do Fundo do Coração” (1982).

Centro de Estudos Cinematográficos (Casa das Artes):

Dia 26/02 – Debate sobre o filme “Roma” de Alfonso Cuarón e questões referentes a exibição de filmes em novas plataformas audiovisuais.

Horário: 18h30min. Inscrições gratuitas.

Emissão de certificado de participação.

Cine Olympia:

De 21 a 26/02 – Mostra “Cinemas do Brasil”.

Sessão às 18 h. Sábado e domingo: 16h.

Entrada franca.

Cine Líbero Luxardo:

“Infiltrado na Klan”, “Culpa” e “Tamara”.

Cine Estação:

Dia 24/02 – “Para ter onde ir” de Jorane Castro. Sessão às 16h e 19h.

Cine SINDMEPA (Sindicado dos Médicos do Pará):

Dia 26/02 – “O Dia em que a Terra Parou” (1951) de Robert Wise. Uma das maiores ficções cientificas do cinema.

Cotações

“Culpa” - ⭐⭐⭐⭐⭐

Direção: Gustav Möller

“Assunto de Família” - ⭐⭐⭐⭐⭐

Direção: Hirokazu Kore-eda

“Asas do Desejo” - ⭐⭐⭐⭐⭐

Direção: Win Wenders

“O Dia em que a Terra Parou” (1951) - ⭐⭐⭐⭐⭐

Direção: Robert Wise

“Os Deuses Malditos” - ⭐⭐⭐⭐⭐

Direção: Luchino Visconti

“Roma” - ⭐⭐⭐⭐

Direção: Alfonso Cuarón

Marco Antônio Moreira
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!