Marco Antônio Moreira

CINENEWS

Presidente da Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), membro-fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e membro da Academia Paraense de Ciências (APC). Doutorando em Artes pelo PPGARTES/UFPA; mestre em Artes pela UFPA. Professor de Cinema em várias instituições de ensino (UFPA, IESAM, CAIANA FILMES, SESC, EMATRA, FIBRA e Casa das Artes) e coordenador-geral do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC). Crítico de cinema na revista Troppo (O Liberal) e apresentador do programa Atualidades Cinematográficas (Rádio Liberal AM).

“Roma” é destaque na programação em sessões especiais

A grande notícia da semana é a volta das atividades no Cine Estação

Marco Antônio Moreira

Os lançamentos da semana são: “Roma”, “O Menino que queria ser Rei”, “A Sereia – Lago dos Mortos”, “Assunto de Família”. “Vice” e “Uma nova chance”. A grande notícia da semana é a volta das atividades no Cine Estação, importante espaço do cinema alternativo local.

“Roma” de Alfonso Cuarón é um dos filmes maios comentados da temporada. Lançado pela plataforma Netflix, o filme tem agradado diversos espectadores e foi indicado a diversos “Oscars” este ano, incluindo melhor filme e melhor filme estrangeiro. Muito bem dirigido, “Roma” mostra a história de uma mulher que trabalha como babá e empregada doméstica numa família. Diversos acontecimentos inesperados começam a afetar a vida de todos os moradores da casa, gerando mudanças entre todos. O filme será exibido no Cine Líbero Luxardo somente nos dias 02 e 03/02. Vale conferir “Roma” numa tela de cinema.

“O Menino que queria ser Rei” mostra um garoto que enfrenta problemas no colégio, por sempre defender o amigo Bedders dos dois valentões. Um dia, ao fugir da dupla, ele se esconde em um canteiro de obras abandonado. Lá encontra uma espada encravada em uma pedra, da qual retira com grande facilidade. O que Alex não sabia era que a espada era a lendária Excalibur e que, como seu novo portador, precisa agora enfrentar a meia-irmã do rei Arthur, Morgana (Rebecca Ferguson), que está prestes a retomar seu poder. No elenco, Louis Serkis e Rebecca Fergusson (Missão Impossível).

“A Sereia – Lago dos Mortos” é o filme de terror da atual temporada. Uma sereia malvada se apaixona por Roman, noivo de Marina, e tenta mantê-lo longe dela em seu Reino submerso.

 “Assunto de Família” foi vencedor do festival de Cannes do ano passado. Depois de uma de suas sessões de furtos, uma mulher e seu filho se deparam com uma garotinha. A princípio eles relutam em abrigar a menina, mas acabam cuidando dela depois de saber das dificuldades que enfrenta. Embora a família seja pobre e mal ganhem dinheiro dos pequenos crimes que cometem, eles parecem viver felizes juntos até que um incidente revela segredos escondidos, testando os laços que os unem. Direção de Hirokazu Koreeda, excelente cineasta de “Os Três Assassinatos”, “Depois da Tempestade” e “Pais e Filhos”.

“Vice” mostra a história do vice-presidente dos EUA, Dick Cheney. Na juventude, Dick Cheney se aproximou do Partido Republicano ao ver na política uma grande oportunidade de ascender de vida. Para tanto, se aproxima de Donald Rumsfeld e logo se torna seu assessor direto. Com a renúncia do ex-presidente Richard Nixon, os poucos republicanos que não estavam associados ao governo ganham imediata importância e, com isso, tanto Cheney quanto Rumsfeld retornam à esfera de poder do partido. Décadas depois, com a decisão de George W. Bush em se lançar candidato à presidência, Cheney é cortejado para assumir o posto de vice-presidente. Ele aceita, mas com uma condição: que tenha amplos poderes dentro do governo, caso a chapa formada seja eleita. No elenco, o excelente ator Christian Bale, conhecido pela trilogia de Batman de Christopher Nolan. “Vice” tem oito indicações ao “Oscar”.

Em “Uma nova chance”, uma caixa de supermercado insatisfeita com sua vida profissional muda de vida com uma pequena alteração em seu currículo e suas redes sociais. Com sua experiência das ruas, habilidades excepcionais e a ajuda de seus amigos, ela se reinventa e se torna uma executiva de sucesso.

“Para ter Onde ir” de Jorane Castro volta a ser exibido agora no Cine Estação que felizmente volta as suas atividade. O filme será exibido em todos os domingos do mês com sessão às 16h e 19h.

Continuações

Continuam em exibição e merecem destaque os filmes “A Câmera de Clair”,

“Green Book: O Guia” e “Creed 2”.

Programação Extra

*Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes):

Dia 11/02 – “Noites Brancas” (1957). Homenagem ao diretor Luchino Visconti. Sessão às 19 h. Entrada franca. Debate após a exibição. Dia 18/02 – “O Leopardo”.

 *Cine Olympia:

Breve – Mostra de melhores de 2018

*Cine Líbero Luxardo:

“Assunto de Família”, “A Câmera de Clair”, “Temporada” e “Roma” (somente dias 02 e 03/02).

Dia 04/02 – “Trama Fantasma” de Paul Thomas Anderson. Sessão especial às 19 h. Entrada franca e debate após a sessão.

Dia 09/02 – “Prelúdio para Matar” (1975) de Dario Argento. Sessão Cult às 15 h. Entrada franca e debate após a exibição.

*Cine Estação:

Dias 03, 10, 17, 24/02 – “Para ter Onde Ir" de Jorane Castro. Sessões às 16 h e 19 h.

*Cine SINDMEPA (Sindicado dos Médicos do Pará):

Dia 05/02 – “O Nome da Rosa” de Jean-Jacques Annaud. Sessão às 19 h. Entrada franca. Baseado no livro de Umberto Eco.

Cotações

“A Câmera de Clair” - ⭐⭐⭐⭐⭐

Direção: Hong Sang-Soo

“Trama Fantasma” -

Direção: Paul Thomas Anderson

“Roma”

Direção: Alfonso Cuarón

“Prelúdio para Matar” -

Direção: Dario Argento

“Para Ter Onde Ir”

Direção: Jorane Castro

“O Nome da Rosa”

Direção: Jean Jacques Annaud

“Temporada”

Direção: André Novais Oliveira

 “Green Book: O Guia”

Direção: Peter Farrely

Marco Antônio Moreira
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!