Marco Antônio Moreira

CINENEWS

Presidente da Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), membro-fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e membro da Academia Paraense de Ciências (APC). Doutorando em Artes pelo PPGARTES/UFPA; mestre em Artes pela UFPA. Professor de Cinema em várias instituições de ensino (UFPA, IESAM, CAIANA FILMES, SESC, EMATRA, FIBRA e Casa das Artes) e coordenador-geral do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC). Crítico de cinema na revista Troppo (O Liberal) e apresentador do programa Atualidades Cinematográficas (Rádio Liberal AM).

Palestra sobre David Lynch, nova exibição de filme de Almodóvar e pré-estreia de 'Bacurau'

Marco Antônio Moreira

David Lynch

Com elementos da escola surrealista, muita criatividade, sensibilidade e provocação, David Lynch construiu trajetória cinematográfica que espanta alguns espectadores, mas também atrai olhares dos cinéfilos que procuram entender e decifrar sua obra. O mundo estranho, atemporal, dimensional e bizarro de Lynch pode ser conferido em filmes como “Veludo Azul” (1986) (confira trailer do filme abaixo), “Coração Selvagem” (1991), “Twin Peaks” (1991/TV), “Cidade dos Sonhos” (2001) e “Império dos Sonhos” (2006). Pela complexidade de sua obra, é necessário debater sua relevância no cinema moderno e por isso, o Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) promoverá palestra com o professor Alberto Amaral com o tema “O Império dos Sonhos: o dispositivo, o disnarrativo e sensorialidade no cinema de David Lynch". A ação cultural cinematográfica acontecerá no dia 27/08, a partir das 18h30min, com inscrições gratuitas, na Casa das Artes.

Onde: Casa das Artes (Cineclube Alexandrino Moreira) às 18h30min
Quando: Dia 27/08

Dor e Glória (2019)

Pedro Almodóvar merece atenção. Depois de exibição com sucesso no cine Líbero Luxardo de “Dor e Glória”, o filme retorna ao circuito de exibição local na mesma sala. É mais uma chance para se assistir no cinema esta nova produção do cineasta espanhol que realizou “Tudo sobre minha Mãe” e “Fale com Ela” entre outros belos títulos. Vale conferir!

Onde: Cine Líbero Luxardo
Quando: Até dia 28/08

Circuito Alternativo

“Espero tua (Re)volta” e “Compra-me um Revolver” são estreias do Cine Líbero Luxardo que merecem atenção. “Espero tua (Re)volta” é retrato do movimento estudantil brasileiro que teve fortes transformações por meio de eventos políticos brasileiros. A diretora Eliza Capai acompanha três jovens do movimento e tenta dialogar sobre diversas questões políticas do Brasil e como isso por ser interpretado no presente e futuro. “Compra-me um Revolver” é filme mexicano que foi selecionado para a  Quinzena dos Realizadores no festival de Cannes de 2018. Dirigido por Julio Hernandéz Cordón, o filme revela visão violenta sobre o México que é controlado por cartéis. Polêmico, o filme foi indicado ao prêmio de melhor direção no festival Íbero-americano e agradou grande parte da crítica internacional.

Onde: Cine Líbero Luxardo
Quando: Até dia 28/08

Bacurau (2019)

É o filme brasileiro do ano. Premiado em festivais incluindo prêmio da crítica no Festival de Cannes deste ano, “Bacurau” de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles é o filme mais comentado em um momento que o cinema brasileiro é questionado pela qualidade de seus trabalhos. Faroeste distópico, drama, terror? O que será que encontraremos nessa obra de Mendonça (cineasta dos excelentes “O Som ao Redor” e “Aquarius”) e Dornelles? Vale conferir e prestigiar mais este exemplar do cinema nacional que terá pré-estreias neste final de semana em diversos cinemas do país e lançamento nacional no dia 29 de agosto.

Onde: Diversas salas
Quando: Dias 23 e 24/08

Marco Antônio Moreira
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM COLUNAS E BLOGS