CINE NEWS

Por Marco Antônio Moreira

Coluna assinada pelo presidente da Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), membro-fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e membro da Academia Paraense de Ciências (APC). Doutor em Artes pelo PPGARTES/UFPA; Mestre em Artes pela UFPA. Professor de Cinema em várias instituições de ensino, coordenador-geral do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC), crítico de cinema e pesquisador.

Ótimas coleções com filmes de Kieslowski e De Palma

Marco Antonio Moreira

É essencial que cinemaníacos e cinéfilos tenham acesso ao lançamento de filmes em DVD e blu-ray. Muitos títulos foram distribuídos apenas em mídia física e não estão disponíveis em plataformas de streaming. Como apreciar, estudar e pesquisar o cinema sem a mídia física? Por isso, vale a pena ter um bom aparelho de DVD ou Blu-ray em casa. A Versátil Home Vídeo continua lançando DVDs e Blu-rays no mercado brasileiro e merece destaque. Duas ótimas opções da distribuidora em DVD são O Cinema de K. Kieslowski e O Cinema de Brian De Palma.

O Cinema de Kieslowski apresenta 3 DVDs que reúnem seis clássicos da fase polonesa do genial cineasta Krzysztof Kieslowski, diretor da célebre Trilogia das Cores (A Liberdade é Azul, A Igualdade é Branca, A Fraternidade é Vermelha). Os filmes da coleção trazem versões restauradas inéditas, incluindo Não Matarás (1988) e Não Amarás (1988) — versões estendidas para o cinema dos episódios V e VI da excelente minissérie Decálogo —, além de Amador (1979) (foto) e Sorte Cega (1987). Acompanha ainda mais de uma hora e meia de vídeos extras.

O Cinema de Brian De Palma traz um Blu-ray de dupla camada (BD-50) com dois clássicos do renomado diretor americano, em versões restauradas inéditas: Trágica Obsessão (1976), estrelado por Cliff Robertson — um de seus melhores filmes, que homenageia o clássico Um Corpo que Cai (1958), de Alfred Hitchcock —, e o thriller Femme Fatale (2002), com Antonio Banderas. O box inclui também um DVD com quase quatro horas de vídeos extras, entre entrevistas e especiais, além de um livreto com três ensaios: um sobre o cinema e o legado de De Palma, e outros dois sobre os filmes Trágica Obsessão e Femme Fatale. Vale conferir e valorizar esse importante lançamento.

Fórum de Pesquisa em Cinema em Maio

De 14 a 16 de maio, será realizado o I Fórum de Pesquisa em Cinema, um projeto que venho idealizando há bastante tempo e que agora se torna realidade, promovido com muita alegria pelo Centro de Estudos Cinematográficos com apoio da Casa das Artes. O evento vai reunir pesquisadores, trabalhos acadêmicos e debates sobre o cinema como linguagem artística e ferramenta de transformação social. Nesta primeira edição, diversos pesquisadores foram convidados para apresentar suas pesquisas vinculadas ao cinema.  Em breve, compartilho mais detalhes da programação.

Estreias

O blockbuster Thunderbolts, de Jake Schreier, e Homem com H, de Esmir Filho — cinebiografia do cantor Ney Matogrosso — são as principais estreias do circuito comercial. O destaque em Thunderbolts é a atriz Florence Pugh, intérprete expressiva que merece atenção, especialmente por sua excelente atuação em Lady Macbeth (2016). No circuito alternativo, no Cine Líbero Luxardo, estreiam Um Pai para Lily, Homem com H e a exibição especial da versão restaurada em 4K de Cidade dos Sonhos, de David Lynch.

The Last of Us

A série baseada no famoso videogame iniciou recentemente sua segunda temporada, e o segundo episódio teve grande repercussão entre a maioria dos telespectadores. A proposta de desenvolver novos rumos para os personagens protagonistas gerou uma cena extremamente violenta, utilizada como recurso para manter a atenção do público nos episódios seguintes. Espero que os próximos episódios mantenham a qualidade artística apresentada em diversos momentos da série.

Mubi

A Garota da Agulha, de Magnus von Horn, é um dos destaques da plataforma de streaming MUBI. O filme se passa em Copenhague, logo após a Primeira Guerra Mundial, onde uma jovem operária vive sozinha após o desaparecimento do marido, que foi enviado para o front. Ela perde o emprego por estar grávida — fruto de um relacionamento com seu chefe — e precisa aprender a sobreviver em um mundo marcado pela apatia e pela falta de solidariedade. Filmado em preto e branco, com direção precisa e atuações exemplares, é um dos melhores lançamentos em streaming de 2025.

Olympia

Domingo, dia 27/4, foi realizada uma sessão comemorativa do aniversário de 113 anos do Cinema Olympia, na frente deste cinema. Na sessão, homenagem especial ao crítico de cinema, escritor, pesquisador e cineasta Pedro Veriano com a exibição de um curta-metragem que ele realizou nos anos 1905. Em seguida, foram exibidos curtas paraenses de Jorane Castro, Zienhe Castro e Fernando Segtowick. Parabéns Olympia!

Dica da semana

Amargo Regresso, de Hal Ashby. Com Jane Fonda e Jon Voight (Cineclube Sindmepa. Terça-feira, dia 6/5, às 19h. Entrada gratuita).

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cine News
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE CINE NEWS