Marco Antônio Moreira

CINENEWS

Presidente da Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), membro-fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e membro da Academia Paraense de Ciências (APC). Doutorando em Artes pelo PPGARTES/UFPA; mestre em Artes pela UFPA. Professor de Cinema em várias instituições de ensino (UFPA, IESAM, CAIANA FILMES, SESC, EMATRA, FIBRA e Casa das Artes) e coordenador-geral do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC). Crítico de cinema na revista Troppo (O Liberal) e apresentador do programa Atualidades Cinematográficas (Rádio Liberal AM).

Mostra CineKlapt, exibição de 'O Farol' e os filmes indicados ao Oscar

Marco Antonio Moreira

É sempre estimulante começar o ano com bons filmes. Janeiro é mês de estreias e continuações no circuito que, muitas vezes, ocupam as salas de exibição por várias semanas. Felizmente, apesar dessa tradição, novos filmes estão em exibição. Confira meus destaques da semana cinematográfica paraense:

A Mostra CineKlapt Planet A "O Corpo no Mundo" apresenta diversos filmes inéditos produzidos na Dinamarca, país de intensa produção cinematográfica que raramente chega ao circuito nacional. Os nomes mais conhecidos do cinema dinamarquês, além mestre Carl Dreyer, são Lars Von Trier (cineasta polêmico autor de "Dogville" e "Melancholia") e Thomas Vinterberg (realizador de "Festa de Família"). Trier e Vinterberg criaram o movimento Dogma 95, nos anos 90, com a intenção de estimular a criatividade e produção cinematográficas. O cinema dinamarquês tem outros talentos que merece atenção e a mostra chega em bom momento, pois precisamos conhecer outras cinematografias para ampliar nosso conhecimento cinematográfico. Logo, esta exibição é importante. A mostra está em exibição até o dia 30 de janeiro, no cinema Olympia, com entrada franca. Conheça a programação nas mídias do cinema Olympia.

"O Farol" é um filme instigante. Misterioso, imprevisível, bem dirigido, metafórico e criativo, esta produção reforça o talento do diretor Robert Eggers após "A Bruxa". Ótimas atuações de Willem Dafoe e Robert Pattison merecem destaque. O filme está em exibição no cine Líbero Luxardo que também voltou a exibir os excelentes "Parasita" e "A Vida Invisível". Não perca.

As indicações ao "Oscar" 2020 aquecem o mercado exibidor e permitem estreias de muitos filmes em evidência graças ao marketing de Hollywood. Com indicações ao maior prêmio americano, dois filmes chegaram em nosso circuito: "Adoráveis Mulheres" de Greta Gerwing e "O Escandâlo" de Jay Roach. "Adoráveis Mulheres" foi inspirado no livro homônimo de Louisa May Alcott, que já teve outras adaptações cinematográficas, e foi indicado aos prêmios de melhor filme, atriz, roteiro adaptado, atriz coadjuvante, figurino e trilha sonora. Gerwing dirigiu o sucesso "Lady Bird". "O Escândalo" tem três indicações : atriz, atriz coadjuvante e maquiagem. Roach dirigiu o bom "Trumbo" sobre a perseguição política ao roteirista Dalton Trumbo.

No circuito cineclubista, teremos homenagem da associação de críticos ao cineasta italiano Federico Fellini com a exibição do clássico "Amarcord". Realizado nos anos 70, o filme é um dos mais populares e significativos de seu talento em criar e recriar memórias afetivas entre seus personagens e o público. "Amarcord" será exibido na sessão Cult do Cine Líbero Luxardo, sábado, dia 18, às 14h45, com entrada franca e debate após a exibição. O filme ganhou o "Oscar" de melhor filme estrangeiro e tem belíssima trilha sonora de Nino Rota.

Como indicação especial da semana, vale conferir a programação de aniversário do Cine SINDMEPA (Sindicato dos Médicos do Pará) com a exibição do clássico "O Maior Espetáculo da Terra" de Cecil B. DeMille, terça-feira, dia 21/01, às 19h, com entrada franca. 

Marco Antônio Moreira
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM COLUNAS E BLOGS