Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

CINE NEWS

Por Marco Antônio Moreira

Coluna assinada pelo presidente da Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), membro-fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e membro da Academia Paraense de Ciências (APC). Doutorando em Artes pelo PPGARTES/UFPA; Mestre em Artes pela UFPA. Professor de Cinema em várias instituições de ensino, coordenador-geral do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC), crítico de cinema e pesquisador.

Indicações de filmes e trilha musical

Marco Antonio Moreira

A programação dos cinemas comerciais e alternativos apresenta muitas opções de lançamentos e confirma o retorno da rotina de maior quantidade de estreias semanais nos cinemas após o período mais intenso da pandemia. Felizmente, outras e novas opções de filmes estão disponíveis em plataformas audiovisuais e podem alcançar vários públicos interessados na diversidade que o Cinema nos oferece, permanentemente.

Cine News

O destaque da semana nos cinemas é o filme brasileiro Marte Um de Gabriel Martins no Cine Líbero Luxardo que teve ótima repercussão no recente Festival de Cinema de Gramado. Em DVD, destaco A Viagem dos Comediantes (1975) de Theo Angelopoulos, diretor da obra-prima Paisagem na Neblina (1988), o blu-ray do documentário sobre a vida do ex-beatle George Harrison e a exibição do filme brasileiro Pureza no canal de assinatura Globoplay.

Boas sessões!

Cinemas

Marte Um (2021) de Gabriel Martins. A obra mostra relações, dilemas e sonhos de uma família negra em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. O filme ganhou quatro prêmios no Festival de Cinema de Gramado 2022 e está entre os seis pré-selecionados para disputar uma vaga a Melhor Filme Internacional do Oscar 2023. Em exibição no Cine Líbero Luxardo.

DVD

A Viagem dos Comediantes (1975) de Theo Angelopoulos. De 1939 a 1952, uma companhia teatral itinerante viaja pela Grécia apresentando a peça "Golfo, a Pastora". Cada cidade é afetada de forma diferente pelos variados acontecimentos da época - ditadura, guerra contra os italianos, ocupação nazista, guerra civil, intervencionismos -, e assim a trupe vivencia esse agitado período da história do país. O cineasta grego Theo Angelopoulos é um dos maiores diretores do cinema com obras primas como Paisagem na Neblina.

Blu-ray

George Harrison: Living in the Material World (2011) de Martin Scorsese. Documentário sobre George Harrison, integrante da maior banda de rock de todos os tempos: The Beatles. Com material de acervo da época e depoimentos de familiares, amigos e parceiros de trabalho de Harrison, este documentário aborda sua carreira no seu período como Beatle, carreira solo e sua relação com o cinema, música e o mundo espiritual que se tornou importante em sua vida e obra.

Globoplay

Pureza (2021) de Renato Barbiere. Com Dira Paes. O filme é baseado na história real de Pureza Lopes Loyola que mora com seu filho, em uma pobre região do Maranhão. O jovem deixa o local para buscar emprego em um conhecido garimpo. Após meses sem notícias do filho, Pureza resolve sair em busca do rapaz. Elenco excelente com destaque para a atriz paraense Dira Paes.

Prime Vídeo

Nada é para Sempre (1992) de Robert Redford. Com Brad Pitt, Craig Sheffer, Tom Skerrit. Norman e Paul Maclean são filhos de um pastor em Montana. O filme mostra uma história que cobre 20 anos da vida da família, revelando as diferenças entre Paul, o rebelde, e Craig, o estudioso, seus relacionamentos, amores, lutas e o que os une: o amor pela pesca no rio que atravessa as terras do pai. Um dos melhores filmes do diretor e muito conhecido como ator Robert Redford.

Mubi

A Chiara (202) de Jonas Carpignano. A Chiara gira em torno de uma menina de quinze anos cujo pai se envolve em um crime e depois desaparece. Chiara traça a verdade escondida por trás do véu de riqueza e felicidade de sua família. O filme revela que existem diversos níveis de crimes e provoca várias reflexões no espectador.

You Tube

Interlúdio (1947) de Alfred Hitchcock. Com Ingrid Bergman e Cary Grant. Após seu pai alemão ser condenado como espião, uma jovem tenta superar o trauma familiar. Ela se aproxima de um agente do governo e é convidada para ser uma espiã americana no Rio de Janeiro, onde nazistas amigos do pai dela estão operando. Ela casa com um espião nazista, mas se apaixona pelo seu contato no governo americano. Um clássico do mestre Alfred Hitchcock.

Trilha Musical

A trilha musical do filme Koyaanisqatsi Uma Vida fora de Controle (1982) é uma boa sugestão para ouvir esta semana. A trilha foi composta por Philip Glass para o documentário experimental de Godfrey Reegio que denuncia a relação entre os seres humanos, a natureza, o tempo e a tecnologia. Produção de Francis Coppola.

Palavras-chave

Cine News
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE CINE NEWS