CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

CINE NEWS

Por Marco Antônio Moreira

Coluna assinada pelo presidente da Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), membro-fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e membro da Academia Paraense de Ciências (APC). Doutor em Artes pelo PPGARTES/UFPA; Mestre em Artes pela UFPA. Professor de Cinema em várias instituições de ensino, coordenador-geral do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC), crítico de cinema e pesquisador.

Homenagem a Roger Corman e Paulo César Pereio

Marco Antonio Moreira

A indústria cinematográfica perdeu uma de suas lendas com o falecimento do cineasta e produtor Roger Corman, aos 98 anos de idade. Conhecido como o “rei dos Filmes B de Hollywood”, Corman deixou um legado marcante ao longo das décadas com sua impressionante produção de filmes de baixo orçamento. A paixão de Corman pelo cinema era evidente em cada projeto que empreendia. Desafiando as limitações financeiras, ele demonstrou sua habilidade em criar obras cinematográfica que conquistaram admiradores ao redor do mundo. Além de sua própria contribuição para o cinema, Corman foi fundamental na ascensão de talentos emergentes, oferecendo oportunidades de trabalho a artistas promissores, como Francis Coppola, Martin Scorsese e Jack Nicholson que posteriormente se tornaram ícones da indústria.

Para aqueles que desejam conhecer mais sobre a trajetória de Roger Corman, recomenda-se assistir ao documentário "O Mundo de Corman: Aventuras de um Rebelde em Hollywood" (2011), dirigido por Alex Stapleton. Este filme oferece um vislumbre fascinante da vida e do trabalho de Corman. Entre os filmes produzidos por Roger Corman, recomendo ao leitor assistir a “Ano 2000: Corrida da Morte” (1975) de Paul Bartel, “Sexy e Marginal” (1972) de Martin Scorsese e “A Loja dos Horrores (1961), dirigido pelo próprio Corman e com a participação de Jack Nicholson. Obrigado, Roger Corman!

Paulo César Pereio foi uma referência do cinema brasileiro e seu falecimento, semana passada, gerou grande reconhecimento sobre seu imenso talento como ator que se destacou em diversos filmes brasileiros. Durante os anos 70 e 80, era comum encontrar um ou dois filmes de Pereio nos cinemas todos os anos. Ele foi inesquecível em obras como “Iracema” de Jorge Bodanzky e Orlando Senna, “Os Fuzis” e “A Queda” de Ruy Guerra, “Lúcio Flávio O Passageiro da Agonia” de Hector Babenco, “Toda Nudez será Castigada”, “Tudo Bem” e “Eu te amo” de Arnaldo Jabor, “A Lira do Delírio” de Walter Lima Junior, “Chuvas de Verão” de Carlos Diegues e “Bar Esperança” de Hugo Carvana entre tantos outros filmes que realizou. Sua atuação em “Iracema” e “Eu te amo” é sensacional! Pereio nunca passou despercebido em nenhum trabalho que fez no cinema, na televisão ou no teatro, pois seu talento era imenso e marcante. Sem dúvida, ele foi um dos maiores atores do cinema, teatro e televisão brasileiros. Recomendo assistir o documentário “Pereio, Eu Te Odeio” (2013), dirigido por Allan Sieber e Tasso Dourado, que apresenta diversos depoimentos sobre a vida do ator. Obrigado, Paulo César Pereio!

image Paulo César Pereio

Filme B

 Em parceria com a Casa das Artes, vou ministrar um minicurso de cinema chamado FILME B. Filme B é um termo usado originalmente para se referir a filmes de Hollywood destinados a "outra metade" de uma sessão dupla, que geralmente exibia dois filmes do mesmo gênero, como faroeste, gângster ou horror. Filme B é também um termo que se refere a filmes de baixo orçamento realizados por estúdios e produtoras. Os Filmes B foram importantes na história do cinema por revelarem diversos artistas incluindo diretores e atores. O minicurso será ministrado na Casa das Artes, no dia 27 de maio, das 18h30 às 21h30 com entrada gratuita e 40 vagas disponíveis.

Cinema Paraense

Esta semana, ocorreu a II Mostra do Novíssimo Cinema Paraense no Cine SESC Ver-o-Peso, destacando diversas produções paraenses. Estive presente na mostra e fiquei feliz em ver e conversar com alguns ex-alunos do curso de cinema da UFPA, agora atuando como realizadores e produtores. Viva os festivais e mostras de cinema que destacam as realizações cinematográficas de cada estado! Parabéns aos mentores e coordenadores dessa importante mostra de cinema!

Dicas da Semana

“A Menina Silenciosa”, “La Chimera” e “A Hora da Estrela” (cópia restaurada) estão em exibição no Cine Líbero Luxardo. O belo filme "A Menina Silenciosa" volta a ser exibido no Cine Líbero Luxardo. Aproveite! É um dos melhores filmes do ano!

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cine News
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE CINE NEWS