Marco Antônio Moreira

CINENEWS

Presidente da Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), membro-fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e membro da Academia Paraense de Ciências (APC). Doutorando em Artes pelo PPGARTES/UFPA; mestre em Artes pela UFPA. Professor de Cinema em várias instituições de ensino (UFPA, IESAM, CAIANA FILMES, SESC, EMATRA, FIBRA e Casa das Artes) e coordenador-geral do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC). Crítico de cinema na revista Troppo (O Liberal) e apresentador do programa Atualidades Cinematográficas (Rádio Liberal AM).

Filme brasileiro premiado no Festival de Brasília estreia no circuito de Belém

Confira a estreia da coluna e as principais estreias do cinema

Marco Antônio Moreira

A partir desta semana estarei colaborando com informações sobre os lançamentos do circuito exibidor local no OLIBERAL.com.

Infelizmente, ainda estamos distantes de um circuito de exibição que esteja atualizado com todos os lançamentos que são exibidos nas principais salas de exibição no Brasil.

Apesar dessa situação, muitos filmes importantes tem sido exibidos em Belém. Espero contribuir com as escolhas do internauta sobre o cenário exibidor local.

Leia mais:

Confira a programação do circuito comercial dos cinemas de Belém e Ananindeua

- Circuito alternativo de Belém exibe japonês 'O Terceiro Assassinato' e musical 'Hair'

Os principais lançamentos desta semana são: "Temporada" de André Novaes Oliveira, "Vidro" de M. Night Shyamalan, "Como Treinar seu Dragão 3" de Dean DeBlois e "O Terceiro Assassinato" de Hirokazu Koreeda.

"Temporada" foi o grande vencedor do Festival de Brasília de 2018. Estive presente na sessão deste filme no festival e percebi como o público teve uma forte empatia com o trabalho de André Novaes Oliveira. Com uma carreira que iniciou em curtas-metragens como "Fantasmas" e "Pouco Mais de Um Mês", André Oliveira lançou em 2015 o longa-metragem "Ela Volta na Quinta" e é um dos principais nomes do cinema realizado em Minas Gerais e um dos sócios da produtora "Filmes de Plástico". "Temporada" é um filme simples na construção de sua história e na maneira de filmar seus personagens. Juliana (Grace Passô) está saindo de Itaúna, no interior de Minas Gerais, para morar em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Seu novo trabalho é combater endemias da região e ela começa a perceber situações pouco usuais. Ao conhecer novas pessoas, muitas diferentes de seu modo de viver, ela começa a se transformar e se adaptar à nova rotina que inclui enfrentar dificuldades no relacionamento com seu marido. O filme tem boa atuação de Grace Passô e foi exibido na mostra "Concosro Cineasti del Presente" da 71ª edição do Festival de Locarno. "Temporada" ganhou os prêmios de melhor filme, atriz, direção de arte, fotografia e melhor ator coadjuvante no último festival de Brasília.

"Vidro" é um dos filmes mais esperados do ano e conclui trilogia criada por M. Night Shyamalan que conta com "Corpo Fechado" (2000) e "Fragmentado" (2017). O diretor Shyamalan voltou a ser aclamado com "Fragmentado" que agradou parte da crítica e público e foi um dos maiores sucessos de bilheteria no ano de seu lançamento (arrecadou US$ 275 milhões mundialmente). Em "Vidro", Kevin Crumb (interpretado pelo bom ator James McAvoy), o homem que tem múltiplas personalidades, é perseguido por David Dunn (Bruce Willis), o herói de "Corpo Fechado". Nesta perseguição, outro personagem de "Corpo Fechado" surge: Elijah Price (Samuel L. Jackson), que manipula seus encontros e guarda segredos sobre os dois. "Vidro" não teve boa recepção da crítica americana. Shyamalan é diretor de filmes interessantes como "O Sexto Sentido", "A Vila" e "A Dama na Água" e demonstrou nestes filmes um talento que certamente merece atenção.

"Como Treinar seu Dragão 3" procura manter o interesse do público, especialmente infantil, nos personagens da franquia iniciada nove anos atrás. A animação acompanha o personagem Soluço e a realização de seu maior sonho: arrumar um lar onde os dragões possam viver em paz. Mas o perigo cerca a sociedade viking quando o vilão Grimmel aparece para acabar com a liberdade dos dragões. Este será o último filme da trilogia que é baseada livremente nos livros de Cressida Cowell (talvez um grande sucesso de bilheteria deste filme possa resultar na realização do quarto filme da franquia). O mercado cinematográfico para os filmes de animação é cada vez maior e certamente este trabalho deverá corresponder seu investimento nas bilheterias mundiais.

"O Terceiro Assassinato" mantém a qualidade da obra do cineasta japonês Hirokazu Koreeda. Conhecido por realizar um cinema humanista e sensível, Korreda realizou filmes admiráveis como "Depois da Vida" (1998), "Pais e Filhos" (2013) e "Depois da Tempestade" (2016). "O Terceiro Assassinato é seu décimo segundo longa-metragem e procura mesclar elementos de filmes policiais com drama de tribunal. O filme mostra a história do advogado Shigemori que é obrigado a pegar um caso de assassinato na defesa de Misumi, que tem um registro criminal que aconteceu há 30 anos. Mesmo Misumi confessando a autoria do homicídio, enfrentando a sentença de morte, Shigemori tem dúvidas sobre a culpa dele no caso. "O Terceiro Assassinato" concorreu ao Leão de Ouro no Festival de Veneza 2017. O novo filme do diretor, "Assunto de Família", será exibido em breve no nosso circuito.

 

PROGRAMAÇÃO EXTRA

É importante destacar o circuito extra na programação semanal que inclui filmes exibidos em cineclubes com entrada franca. Em Janeiro, ótimos filmes foram exibidos na programação extra como "Johnny vai à Guerra" (1971) de Dalton Trumbo e "Inverno de Sangue em Veneza" (1973) de Nicolas Roeg. O destaque desta semana é a exibição do clássico "A Grande Testemunha" (1966) de Robert Bresson no Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes), no dia 21/01, às 19h com entrada franca e debate após a exibição. O filme é uma metáfora sobre a condição humana a partir de Balthazar, um animal burro explorado e maltratado que passa de dono em dono. Obra prima que merece atenção do espectador.

 

COTAÇÕES

"A Grande Testemunha" - ⭐⭐⭐⭐⭐

Direção: Robert Bresson

"Johnny vai Guerra" - ⭐⭐⭐⭐⭐

Direção: Dalton Trumbo

"Inverno de Sangue em Veneza" - ⭐⭐⭐⭐⭐

Direção: Nicolas Roeg

"O Terceiro Assassinato" - ⭐⭐⭐⭐

Direção: Hirokazu Koreeda

"Temporada" - ⭐⭐⭐⭐

Direção: André Novaes Oliveira

"Sem Data, Sem Assinatura" - ⭐⭐⭐⭐

Direção: Vahid Jalilvand

Marco Antônio Moreira
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!