Marco Antônio Moreira

CINENEWS

Presidente da Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), membro-fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e membro da Academia Paraense de Ciências (APC). Doutorando em Artes pelo PPGARTES/UFPA; mestre em Artes pela UFPA. Professor de Cinema em várias instituições de ensino (UFPA, IESAM, CAIANA FILMES, SESC, EMATRA, FIBRA e Casa das Artes) e coordenador-geral do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC). Crítico de cinema na revista Troppo (O Liberal) e apresentador do programa Atualidades Cinematográficas (Rádio Liberal AM).

'Conrack', 'Aika' e 'Amor até as Cinzas' nas indicações do MAM

Longas serão exibidos no Cine Sindimepa e Cine Líbero Luxardo

Marco Antônio Moreira

Conrack (1974)

“Conrack” é um clássico dos anos 1970 que merece ser assistido. Baseado em fatos reais, o filme mostra a importância da educação a partir da história de um professor que tenta descobrir outras maneiras de lecionar para crianças sem interesse e desmotivadas. Dirigido por Martin Ritt, cineasta que foi perseguido politicamente nos EUA, nos anos 1950, “Conrack” desperta reflexões sobre vários temas, especialmente, sobre a educação e seu poder transformador. Jon Voight, ator do clássico “Perdidos na Noite” (1968), é o protagonista em ótima atuação. Merece atenção!

Onde: Cine SINDMEPA (Sindicato dos Médicos do Pará)
Quando: Terça-feira, dia 16, 19h. Entrada franca.

Aika (2019)

“Aika” é filme premiado em produção compartilhada entre Rússia/Alemanha/Polônia/Cazaquistão/China. Elogiado por parte da crítica internacional, o filme foi premiado com Samal Yeslyamova recebendo o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes do ano passado.

Onde: Cine Líbero Luxardo
Quando: Até dia 17/07

Amor até as Cinzas (2019)

Jia Zhangke é um dos melhores diretores do cinema em atividade. Com olhar sensível e humanista nos trabalhos que dirige, mostrou seu talento em filmes como “As Montanhas Se Separam”, “Um Toque de Pecado”, “Em Busca da Vida” e “Prazeres Desconhecidos”.  “Amor até as Cinzas” fez parte da competição do Festival de Cannes ano passado e conta uma história de amor que tem sido laureada inclusive por críticos brasileiros que consideram o filme como um dos melhores exibidos este ano.

Onde: Cine Líbero Luxardo
Quando: Até dia 17/07

Cotações:

“Conrack” - *****

Direção: Martin Ritt. A educação como força motora de mudanças é revelada num belo filme baseado em fatos reais. Ótima atuação de Jon Voight e produção de alto nível nos lembram como é bom, muitas vezes, o cinema americano dos anos 1970.

“Todos já Sabem” (DVD) - *****

Direção: Asghar Farhadi. Do mesmo diretor de “A Separação”, “O Passado” e “O Apartamento”, mais um filme imprevisivelmente surpreendente. Penélope Cruz e Javier Bardem dominam seus personagens e demonstram seu talento como atores de maneira intensa.  Roteiro impecável. Um dos melhores filmes do ano.

“Caravanas Ao Vivo” (DVD) - *****

Direção: Joana Mazzucchell. Chico Buarque completou 75 anos este ano e o presente de aniversário chegou para seus admiradores com DVD do show “Caravanas”. No repertório, mais de 30 canções maravilhosas de Chico Buarque como ‘Partido alto’, ‘Iolanda’, ‘Todo sentimento’, ‘As vitrines’, ‘Retrato em branco e preto’ e ‘Sabiá’. Vale conferir!

“Green  Book” (DVD) - ***

Direção: Peter Farrely. O vencedor do “Oscar” deste ano foi breve promessa de filme reflexivo sobre questões raciais nos EUA. Simplório, contraditório na elaboração do roteiro e limitado na construção dos personagens, “Green Book” vale pela intenção, mas decepciona em abordar tema tão importante de modo tímido e insuficiente. Spike Lee fez muito mais pelo tema em “Infiltrado na Klan”.

Excelente ****
Muito Bom ***
Bom **
Razoável *
Fraco

Marco Antônio Moreira
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM COLUNAS E BLOGS