Marco Antônio Moreira

CINENEWS

Presidente da Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), membro-fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e membro da Academia Paraense de Ciências (APC). Doutorando em Artes pelo PPGARTES/UFPA; mestre em Artes pela UFPA. Professor de Cinema em várias instituições de ensino (UFPA, IESAM, CAIANA FILMES, SESC, EMATRA, FIBRA e Casa das Artes) e coordenador-geral do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC). Crítico de cinema na revista Troppo (O Liberal) e apresentador do programa Atualidades Cinematográficas (Rádio Liberal AM).

Confira as indicações de Marco Antonio Moreira na coluna Cine News

Filme de ficção cientifica, documentário sobre o Círio de Nazaré, mostra de cinema italiano e continuação de 'Coringa' são os destaques da semana

“Projeto Gemini”

O ator Will Smith é protagonista dessa ficção cientifica dirigida pelo bom diretor Ang Lee, autor de “Razão e Sensibilidade” (1995), “Banquete de Casamento” (1993), “O Segredo de Brokeback Mountain” (2005) e a boa versão de “Hulk” (2003), entre outros filmes.

Lee é cineasta de credibilidade, mas esteve à frente de uma grande produção hollywoodiana e isso pode ter tirado sua liberdade criativa. Will Smith, ator conhecido de sucessos como “Independence Day”, raramente tem boas atuações, mas é possível que Lee tenha contribuído para uma apresentação acima da média.

Smith interpreta Henry Brogan, assassino de elite, que se vê perseguido por um misterioso jovem agente que parece prever todos os seus movimentos. Fico na torcida pelo talento de Lee que merece atenção.

Onde: Diversas salas

Até dia 16/10

“Retratos da Fé”

 “Retratos da Fé” é um belo documentário que sob a perspectiva dos fotógrafos que registram diversas imagens do Círio de Nazaré. Felizmente, o cinema paraense sempre produz filmes sobre a maior festa religiosa do Pará.

“Mãos de Outubro” de Vitor Souza Lima é um dos melhores trabalhos sobre esse tema. “Retratos da Fé”, certamente, colabora para o engrandecimento das muitas manifestações de fé e esperança no Círio. Entrada franca.

Onde: Cinema Olympia

Quando: dias 10 e 11/10

Mostra de Cinema Italiano

O cinema italiano tem uma da maiores cinematografias da sétima arte. Grande diretores colaboraram para o enriquecimento da linguagem cinematográfica como, por exemplo, Roberto Rosselini, Federico Fellini, Michelangelo Antonioni e Ettore Scola.

É importante conhecer todos os trabalhos realizados neste país. Recentemente, o cine Líbero Luxardo exibiu uma mostra de filmes italianos. Dessa vez, é o Cinema Olympia que exibirá produções italianas que merecem atenção como “Belos Sonhos” de Marco Bellocchio. A mostra será exibida com entrada franca.

Onde: Cinema Olympia

Quando: de 15 a 20/10

“Coringa”

Polêmico e instigante, “Coringa” continua em exibição. O personagem Arthur Fleck começar a ficar confuso, louco e perdido e se transforma em perigoso inimigo da sociedade. Metáfora social, política, comportamental sobre uma sociedade falida que cada vez mais se perde entre tantas tecnologias no século XXI? Assista ao filme e tenha suas conclusões.

Onde: diversas salas

Quando: até dia 16/10

Marco Antônio Moreira
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM COLUNAS E BLOGS