CINE NEWS

Por Marco Antônio Moreira

Coluna assinada pelo presidente da Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), membro-fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e membro da Academia Paraense de Ciências (APC). Doutor em Artes pelo PPGARTES/UFPA; Mestre em Artes pela UFPA. Professor de Cinema em várias instituições de ensino, coordenador-geral do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC), crítico de cinema e pesquisador.

Bons filmes para cinéfilos e cinemaníacos

Marco Antonio Moreira

Confira indicações de filmes para assistir nos próximos dias com destaque especial para o documentário sobre o compositor Ennio Morricone.

Cine News

Boas sessões!

Cinema

Ennio O Maestro é um documentário imprescindivel para quem gosta de cinema e música e ratifica a obra do mestre Ennio Morricone que realizou diversas obras primas musicais. Procuro conhecer e entender a obra de Morricone, desde que me apaixonei pelo seu trabalho em filmes como Era uma vez no Oeste (1968), O Profissional (1973), Era uma vez na América (1984), Os Intocáveis (1987), Cinema Paradiso (1988) e Busca Frenética (1988). O documentário é dirigido por Giuseppe Tornatore que teve bela parceria com Morricone em Cinema Paradiso (1988), Estamos Todos Bem (1990), Uma Simples Formalidade (1994) O Homem das Estrelas (1995), A Lenda do Pianista do Mar (1998), Malena (2000) e Baaria A Porta do Vendo (2009). Com depoimentos de artistas como Quincy Jones, Bruce Springsteen, John Williams e Clint Eastwood, o filme compartilha histórias sobre Morricone e é um belo trabalho sobre este mestre da música no cinema.

Netflix

Pedaços de uma Mulher (2020) de Kornél Mundruczó é uma produção do cinema canadense/americano que mostra o drama de um casal de Boston à beira da paternidade, cujas vidas mudam durante um parto domiciliar. Excelente atuação de Vanessa Kirby. O filme tem produção executiva do cineasta Martin Scorsese e foi lançado no Festival Internacional de Cinema de Veneza, em 2020.

DVD

O Rosto (1958) de Ingmar Bergman é dos melhores filmes deste fantástico cineasta considerado como um dos maiores diretores da história do cinema. A história acontece na Suécia, em 1846, e mostra a rotina de uma companhia de teatro bastante peculiar repleta de excentricidades entre seus atores. Atuações extraordinárias de Max Von Sydow e Ingrid Thulin, atores que trabalharam com Bergman em diversos filmes.

Cada um vive como quer (1970) de Bob Rafaelson. Com Jack Nicholson. Um talentoso pianista clássico trabalha em uma refinaria de petróleo. Ele mora num trailer, mas quando descobre que seu pai está morrendo, ele decide voltar para casa, levando sua namorada. Filme importante da Nova Hollywood que revelou cineastas com propostas de mudar os caminhos de produção e realização do cinema americano.

Blu-ray

Paris Texas 1984) de Win Wenders é um dos melhores filmes desse cineasta alemão realizou diversos filmes inesquecíveis como Asas do Desejo (1987). Paris Texas tornou-se um clássico do cinema pela sua bela história de amor e reencontro. A edição em blu-ray tem inédita versão recentemente restaurada em alta definição e quase três horas de vídeos extras, incluindo comentário em áudio do diretor, making of, depoimentos e cenas excluídas. Excelente atuação de Harry Dean Stanton e Nastassja Kinski.

Mubi

Free Chol Soo Lee (2022) de Julie Há e Eugene Yi.  Documentário que questiona a condenação indevida imposta a um imigrante coreano em São Francisco na década de 1970. O filme evidencia o poder do ativismo comunitário e estimula ótimas reflexões.

Belas Artes À La Carte

Retorno a Howard´s End (1992) de James Ivory. Com Anthony Hopkins e Emma Thompson. No início do século XX, Howard's End, uma bela casa de campo de uma tradicional família, é deixada pela matriarca como herança para uma mulher culta e emancipada para os padrões da época. Belo filme que ganhou os Oscars de melhor Atriz (Emma Thompson), Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Direção de Arte.

Indicações da Semana:

- Ennio, O Maestro de Giuseppe Tornatore. Documentário sobre o compositor Ennio Morricone (Cine Líbero Luxardo)|

- Zorba O Grego de Michael Cacoyannis. Homenagem à atriz Irene Papas. Sessão dia 01/11 às 19h com entrada franca (Cineclube do Sindicato dos Médicos do Pará).

Cine News
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE CINE NEWS