Relembre os mantos que marcaram edições anteriores do Círio de Nazaré
A tradição do manto remonta ao achado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelo caboclo Plácido, nas margens do igarapé Murucutu

O Círio de Nazaré, a maior manifestação religiosa do Brasil, acontece há mais de dois séculos, desde a descoberta da imagem da santa por Plácido José de Souza, nas margens do igarapé Murucutu, em Belém. Desde então, a festa tornou-se uma grandiosa celebração que atrai milhões de fiéis, e o manto que adorna a Imagem Peregrina durante as procissões é um dos elementos mais aguardados e cheios de significados.
A tradição de vestir a imagem de Nossa Senhora de Nazaré com um manto remonta ao próprio achado da imagem. No início, o manto tinha um formato simples e retangular, mas, com o passar dos anos e o crescimento da festa religiosa, ele passou a ser confeccionado com cada vez mais riqueza de detalhes e simbolismos.
Confira os mantos das edições anteriores do Círio de Nazaré
VEJA MAIS
Manto do Círio 2024
A cada edição do Círio, o manto traz características únicas, seguindo o tema do evento daquele ano. Em 2024, o manto segue o tema "Perseverar na oração, com Maria, Mãe de Jesus", refletindo o pedido do Papa Francisco para que este ano seja dedicado à oração.
Criado pela estilista Letícia Nassar, com bordados delicados de Antônio José de Souza e Rosa Brito, e metais assinados por Marcelo Monteiro, o manto deste ano foi produzido com uma abordagem clássica, inspirado nos mantos antigos.
A apresentação do manto de Nossa Senhora de Nazaré para o Círio 2024 acontecerá nesta quinta-feira (10), na Basílica Santuário, após a missa das 18h.
*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Felipe Saraiva, editor web de OLiberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA