Vacinas contra dengue chegam a mais 29 municípios, diz Ministério da Saúde

Este novo lote vai complementar a cobertura de 521 municípios já selecionados para receber as doses até meados de março

O Liberal

O Ministério da Saúde anunciou neste domingo (25) que está programado o envio de novas doses de vacinas contra a dengue para 29 municípios nas próximas semanas. Este novo lote vai complementar a cobertura de 521 municípios já selecionados para receber as doses até meados de março. Até o momento, 492 localidades já foram contempladas com os imunizantes.

VEJA MAIS

image Dengue: sem previsão de vacina, Belém registra quase um caso da doença por dia em uma semana
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) intensifica ações. Segundo dados, foram confirmados 133 casos em 2024, com índices expressivos em bairros pontuais; Sesma garante que situação está sob controle na capital

image Dengue, Gripe ou Virose? Saiba diferenciar os sintomas e o tratamento das doenças
Especialistas recomendam os pacientes procurarem atendimento médico logo no início dos sintomas

image Especialistas dizem que vacina da dengue é contraindicada para pacientes em quimioterapia
Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica explica que o sistema imunológico desses pacientes pode estar comprometido devido ao tratamento em curso, o que pode resultar em respostas imunológicas inadequadas à vacinação.

A campanha de vacinação contra a dengue começou neste mês e tem como público-alvo crianças com idades entre 10 e 11 anos. A partir deste ano, a vacinação com o produto Qdenga será estendida até aos adolescentes de 12, 13 e 14 anos residentes nos 521 municípios selecionados.

A escolha dos municípios para a distribuição inicial das vacinas considerou a elevada incidência do sorotipo 2 da dengue, que é associado a formas mais graves da doença.

As limitações na produção e oferta das vacinas, desenvolvidas pelo laboratório Takeda, influenciaram na definição das áreas prioritárias para a vacinação. Com o aumento dos fornecimentos, o Ministério da Saúde planeja expandir a distribuição através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o Ministério da Saúde, foram adquiridas 5,2 milhões de doses da vacina neste ano, com previsão de mais 9 milhões para o ano de 2025.

A vacina Qdenga teve seu registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023, e em dezembro do ano passado foi incorporada ao SUS.

Ao menos seis estados já declararam estado de emergência devido ao aumento dos casos de dengue. Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Acre, Goiás e o Distrito Federal estão entre as áreas afetadas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL