CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Serasa: saiba o que acontece ao quebrar um acordo e veja dicas para evitar a rescisão

Ao quebrar um acordo, o cidadão volta para o ponto de partida de sua dívida, volta a ficar com o nome negativado e perde descontos

Gabriel Mansur

Milhões de brasileiros se encontram inadimplentes e atualmente muitos buscam uma solução para o fim da situação, que prejudica a vida financeira do cidadão de diversas formas, impossibilitando o acesso ao crédito em forma de empréstimos e financiamentos, por exemplo. 

VEJA MAIS

image Serasa: confira as vantagens de pagar dívidas a vista e saiba em quais casos parcelar
Dívidas pagas à vista tem maiores descontos mas o parcelamento também é uma opção viável; entenda qual a melhor opção em cada caso

image Serasa Limpa Nome: veja como negociar uma dívida e ter descontos
Através do portal Serasa Limpa Nome o cidadão tem acesso a diversas opções de negociação de dívidas e pode 'limpar o nome' de maneira facilitada

image Serasa Score: consulta, o que é ‘score’ e para que serve
Manter uma boa pontuação no Score pode facilitar na hora de solicitar cartões de créditos e novos financiamentos; entenda para que serve a ferramenta e como consultar seu Score

A Serasa é uma empresa de análise de crédito, que oferece diversos serviços para devedores e credores. Na plataforma da empresa, o indivíduo tem acesso às suas contas em atraso, situação financeira, entre outras informações, além de poder negociar dívidas com até 90% de desconto. 

Os acordos, que podem ser à vista ou parcelados, permitem que o cidadão retire o nome da lista de inadimplentes, possibilitando novamente o acesso ao crédito, além de servirem como facilitadores na hora de realizar o pagamento de dívidas. Entretanto, muitas pessoas que optam por fazer um acordo de pagamento não realizam o planejamento necessário e podem acabar caindo na inadimplência novamente. 

Por que não quebrar um acordo?

O pagamento de uma dívida é de interesse de credores e devedores e, por conta disso, a Serasa oferece diversas possibilidades de pagamento, com descontos, benefícios e condições facilitadoras. Entretanto, ao romper um acordo pela falta de pagamentos, a dívida retorna ao ponto de partida, gerando um prejuízo para o inadimplente.

Veja os principais problemas de quebrar um acordo:

  • Perda de descontos;
  • Renegociação é cancelada, com juros retomados;
  • Se a dívida é com o governo, a pessoa terá o nome inscrito na dívida ativa;
  • Nome volta a ficar negativado;
  • Pontuação no “Score” da Serasa é comprometida.

Dicas para evitar a quebra de acordo

Segundo a Serasa, o maior motivo de quebra de acordos de renegociação se dá por conta de um mau planejamento financeiro. Para evitar a situação, o cidadão deve estar ciente do seu orçamento mensal, com relação aos seus gastos fixos no mês e outros fatores, assumindo um acordo que tenha parcelas que caibam no seu bolso.

Confira algumas dicas para evitar a quebra do acordo:

  • Faça uma planilha de gastos e ganhos mensais;
  • Agente o pagamento das dívidas para evitar o esquecimento;
  • Escolha o dia de vencimento para poucos dias após o recebimento do salário;
  • Evite novos parcelamentos ou financiamentos até o fim do pagamento da dívida;
  • Reveja o seu estilo de vida e evite gastos desnecessários;
  • Considere valores extras que podem entrar em seu orçamento, como o Saque-Aniversário do FGTS, o abono salarial do PIS/Pasep ou até mesmo a restituição do IRPF.

(*Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão da editora de OLiberal.com, Ádna Figueira)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL