Quem é o youtuber norte-americano preso por suspeita de crimes sexuais contra menores no Brasil
Motorista de aplicativo foi crucial para as investigações que levaram a prisão do suspeito
Floyd L. Wallace Jr. é o nome do norte-americano suspeito e investigado por uma série de estupros de vulneráveis e exploração sexual infantil no Rio de Janeiro. Floyd foi preso na segunda-feira (22/12) no bairro da Liberdade, no Centro de São Paulo.
O homem também é conhecido no seu país de origem, os Estados Unidos, como um youtuber com histórico de envolvimento em confrontos com a polícia, prisões e polêmicas judiciais em diversos estados norte-americanos. Saiba mais sobre Floyd a seguir.
Quem é Floyd L. Wallace Jr. ?
Floyd Wallace Jr. nasceu em 17 de dezembro de 1995. Nos Estados Unidos, Floyd possui um canal no YouTube sob o nome “Omaha Copwatch” e se apresenta como fotógrafo e defensor da Primeira Emenda da Constituição Americana. Ele é conhecido por filmar abordagens policiais para questionar a legalidade das ações das autoridades.
Relatórios encaminhados pelas autoridades dos Estados Unidos às brasileiras mostram que o homem possui histórico criminal em mais de 13 estados norte-americanos, todos com registros por resistência à prisão, agressão a policiais e conduta de desordem.
VEJA MAIS
Turismo sexual e exploração de menores
Durante o monitoramento no período em que estava no Brasil, investigadores identificaram que Floyd se autodeclara “passport bro”. A expressão é usada para definir homens, geralmente de países desenvolvidos, que viajam para regiões subdesenvolvidas com o objetivo de manter relações sexuais com habitantes de lá.
O ponto de partida para as investigações no Rio de Janeiro foi uma denúncia feita por um motorista de aplicativo, no dia 8 de dezembro de 2025.
Segundo o motorista, um usuário identificado como “Terry William” solicitou uma corrida no bairro do Jacaré, na Zona Norte do Rio. Ao chegar ao local, o homem percebeu que os passageiros eram duas meninas menores de idade. As adolescentes disseram que estavam sendo levadas para encontrar um homem mais velho e que não falava português. Fato que levou o motorista a acionar o suporte da empresa.
Após a denúncia, a Uber iniciou uma apuração interna e identificou que o mesmo usuário havia criado e utilizado diversas contas. Todas as corridas envolviam meninas menores de idade.
Prisão
No dia 20 de dezembro, investigadores identificaram que Wallace havia deixado o Rio e se deslocado para São Paulo. Com receio de que ele fugisse do país, a Polícia Civil do RJ pediu à Justiça prisão temporária, busca e apreensão, quebra de sigilo de dados e retenção do passaporte.
A prisão ocorreu em ação conjunta das polícias do Rio de Janeiro e de São Paulo. Floyd ofereceu resistência no momento em que foi pego. Foram apreendidos cinco pen drives, sete cartões de memória, um notebook, cinco celulares, diversos chips telefônicos, bichos de pelúcia, uma touca ninja, relógios e um relógio com câmera escondida.
Gabrielle Borges, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Felipe Saraiva, editor web de OLiberal.com.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA