Prazo para o alistamento militar de 2026 começa nesta quinta-feira (1º); veja as regras
Serviço é obrigatório para homens e voluntário para mulheres; prazo segue até 30 de junho
O alistamento militar de 2026 começa nesta quinta-feira (1º) em todo o Brasil e segue até o dia 30 de junho. O processo é obrigatório para jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2026, inclusive para brasileiros que residem no exterior. Pelo segundo ano consecutivo, o alistamento também está aberto às mulheres brasileiras de forma voluntária.
O procedimento é gratuito e deve ser feito dentro do prazo estabelecido. Jovens do sexo masculino que perderem a data limite estarão sujeitos ao pagamento de multa por atraso e só poderão concorrer à seleção no ano seguinte. No caso das mulheres, o prazo de alistamento não será prorrogado.
VEJA MAIS
De acordo com o Ministério da Defesa, o serviço militar tem como objetivo formar uma reserva estratégica de recursos humanos qualificados, que pode ser mobilizada em situações de defesa nacional ou em ações subsidiárias de apoio à sociedade.
Em 2025, segundo dados oficiais, 1.029.323 homens e 33.721 mulheres se alistaram para o serviço militar referente ao ano de 2026.
Como fazer o alistamento militar
Os brasileiros que completam 18 anos em 2026 podem realizar o alistamento militar pela internet, por meio do sistema de Alistamento Online, inclusive aqueles que moram fora do país. Para isso, é necessário possuir cadastro ativo na plataforma de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
Quem não tiver acesso à internet ou preferir o atendimento presencial poderá se alistar a partir de sexta-feira (2), em uma Junta de Serviço Militar (JSM) próxima à residência. É necessário apresentar documentos originais, como:
- certidão de nascimento ou casamento;
- carteira de identidade ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
- comprovante de residência recente.
Alistamento militar feminino
Criado pelo Ministério da Defesa em 2024, o serviço militar feminino vai disponibilizar, em 2026, 1.467 vagas em todo o país. Desse total, 1.010 são destinadas ao Exército Brasileiro, 300 à Força Aérea Brasileira e 157 à Marinha do Brasil.
As vagas estão distribuídas em 145 municípios de 21 estados, além do Distrito Federal. Em nota, o Ministério da Defesa informou que a intenção é ampliar gradualmente o número de vagas nos próximos anos.
Após a incorporação, as mulheres selecionadas deverão cumprir obrigatoriamente o Serviço Militar Inicial por 12 meses.
Pessoas com deficiência podem pedir isenção
Jovens com alguma condição de saúde impeditiva, como pessoas com deficiência (PCD), podem solicitar a isenção do serviço militar. O pedido deve ser feito no momento do alistamento, diretamente em uma Junta de Serviço Militar, com a apresentação de documentos e laudos médicos.
O atestado médico deve conter o diagnóstico por extenso, o respectivo Código Internacional de Doenças (CID), além da assinatura e do registro do médico no Conselho Regional de Medicina (CRM). Preferencialmente, o documento deve ser emitido por unidade pública de saúde.
Caso o cidadão esteja impossibilitado de comparecer presencialmente por incapacidade absoluta, o alistamento poderá ser feito por tutor ou curador legalmente instituído, mediante apresentação da documentação comprobatória.
Próximas etapas após o alistamento
O alistamento militar é apenas a primeira fase do processo. Após a inscrição, o cidadão receberá o Certificado de Alistamento Militar (CAM) e deverá acompanhar periodicamente o site oficial para verificar se foi dispensado ou se precisará comparecer à seleção geral, prevista para o segundo semestre de 2026.
Os convocados passarão por exames médicos e odontológicos, testes de aptidão física e entrevistas para avaliação de habilidades e interesse em servir. Quem for dispensado por excesso de contingente ou por residir em município que não contribui com efetivo participará da cerimônia de juramento à bandeira para receber o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).
Os demais seguirão para as etapas de designação, seleção complementar e incorporação ou matrícula em uma das três Forças Armadas: Exército Brasileiro, Marinha do Brasil ou Aeronáutica.
O início do serviço militar está previsto para 2027, com duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por até oito anos, conforme interesse do militar e aprovação das Forças Armadas.
Débito com o serviço militar
O jovem que não realizar o alistamento militar obrigatório ficará impedido de:
- obter ou renovar passaporte;
- inscrever-se em concursos públicos;
- matricular-se em faculdades ou universidades;
- Assinar contratos com o governo federal.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA