CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda termina dia 31 de maio

Na manhã desta segunda-feira, 22, a Receita Federal contabilizou mais de 27 milhões de declarações e a expectativa é chegar a 39,5 milhões até o fim do prazo.

O Liberal

No dia 31 de maio termina o prazo para o contribuinte apresentar a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2023. Na manhã desta segunda-feira (22),  a Receita Federal contabilizou mais de 27 milhões de declarações e a expectativa é chegar a 39,5 milhões até o fim do prazo.

VEJA MAIS

image Mais de 260 mil entidades privadas não pagam impostos no Brasil
Desse total, ao menos 35 mil paróquias, igrejas, templos religiosos dentre outros, classificados com denominações religiosas, estão listadas no documento

image Golpe promete antecipar restituição do Imposto de Renda, alerta Receita Federal
A Receita Federal comunicou, nesta sexta-feira (19), por meio de nota, um alerta para os sites que falam em "vantagens incríveis" ao contribuinte

image Imposto de renda 2023: saiba como declarar compra, venda e aluguel de imóveis no documento
Na venda de um imóvel, por exemplo, é necessário pagar Imposto de Renda sobre a diferença entre o valor de venda e o de compra, explica o especialista

Para reduzir o risco de erros, a Receita orienta os contribuintes a utilizarem a declaração pré-preenchida, modelo com diversas informações já disponibilizadas a partir dos bancos de dados do Fisco. Ainda assim, é responsabilidade de cada um conferir e corrigir, se necessário, as informações importadas, além de incluir dados que não constem no sistema.

O preenchimento e a entrega podem ser feitos por meio do Programa Gerador da Declaração relativo ao exercício de 2023, que está disponível para download no site da Receita Federal; por meio do serviço online Meu Imposto de Renda, pelo Portal e-CAC ou pelo aplicativo para tablets e celulares.

Este ano, o modelo pré-preenchido pôde ser utilizado desde o primeiro dia do prazo de entrega (15 de março). De acordo com o balanço de hoje, 22% das declarações já enviadas foram com esta opção [pré-preenchimento].

Quem usar a declaração pré-preenchida ou optar por receber o valor da restituição por meio da chave Pix (desde que a chave seja o CPF do cidadão) terá prioridade no recebimento da restituição, sempre respeitando as prioridades legais, como idosos, professores e pessoas com deficiência. O pagamento das restituições começa em 31 de maio e foi dividido em cinco grupos mensais até 29 de setembro, de acordo com a data de entrega da declaração.

Novidade também em relação a quem tem investimentos na bolsa de valores, no mercado futuro ou em investimentos semelhantes. A Receita flexibilizou a obrigatoriedade da declaração para este público.

Só é obrigado a enviar a declaração quem vendeu ações cuja soma superou o total de R$ 40 mil ou quem obteve lucro de qualquer valor com a venda de ações em 2022, sujeito à cobrança do IR, independentemente do valor da venda. Antes, qualquer contribuinte que tivesse comprado ou vendido ações no ano anterior, de qualquer valor, era obrigado a declarar.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL