CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Novas regras de segurança do Pix começam a valer nesta segunda-feira (2); veja quais são

A medida tem o intuito de facilitar a recuperação de valores em caso de fraudes e golpes financeiros

Victoria Rodrigues
fonte

As novas regras de segurança do Pix entram em vigor a partir desta segunda-feira (2), com o objetivo de facilitar a recuperação de valores em casos de fraudes, golpes ou coerção monetária. A medida foi implementada pelo Banco Central e se torna obrigatória para todas as instituições financeiras que fazem parte do sistema. 

Entre as novas regras do Pix, estão o prazo para devolução do dinheiro, que agora será com o tempo mais curto, diferente de como era antes em que a demora dependia do tipo de banco. Após a mudança, a expectativa que alguns especialistas deram em entrevista à CNN é que os valores retornem à conta do cliente em aproximadamente 11 dias após a contestação do valor enviada pelo aplicativo. 

VEJA MAIS

image Bradesco fora do ar? Usuários reclamam de instabilidades no aplicativo nesta segunda (2)
App do banco Bradesco está fora do ar para alguns usuários nesta segunda-feira (2); falha irritou clientes

image Banco Central diz que Pix teve instabilidade após problemas internos, mas já opera normalmente
As falhas aconteceram entre 14h31 e 15h10, de acordo com o BC.

Como vai funcionar o processo de devolução do dinheiro? 

O processo de devolução do dinheiro de forma mais rápida e eficaz será realizada por meio do Mecanismo Especial de Devolução (MED). Esse novo instrumento tecnológico é uma ferramenta que permite o bloqueio e a recuperação acelerada dos valores transferidos de forma irregular pelo próprio aplicativo do Pix no celular. 

Agora, após ser recebida uma denúncia de fraude, será feito o bloqueio automático de contas, antes de ser realizada a investigação. Antes, a conta demorava muito tempo para ser investigada e passava por um longo processo de análise para, só então, ser bloqueada como deveria ser desde o início para evitar novas fraudes. 

Com a aplicação das novas tecnologias de segurança do Pix, o rastreio torna-se muito mais eficiente, permitindo, assim, que as autoridades acompanhem o caminho percorrido pelo dinheiro de modo simultâneo. Além disso, a comunicação entre as instituições bancárias e os órgãos de segurança também serão instantâneos. 

Outra mudança importante é que os bancos também adotarão critérios mais rigorosos para identificar transações suspeitas e bloquear operações que possuam suspeitas de fraude. Desse modo, com todas essas novas regras, espera-se que haja uma redução de até 40% do número de fraudes que são realizados por meio do Pix, trazendo assim, mais segurança e confiança aos usuários do sistema. 

(Victoria Rodrigues, estagiária de Jornalismo, sob supervisão de Vanessa Pinheiro, editora web em Oliberal.com) 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL