Formatura do Comando Militar do Norte conta com 1ª tropa feminina de soldados da Amazônia Oriental
A solenidade de Incorporação de Recrutas 2026 ocorre nessa segunda-feira (9), no 2º Batalhão de Infantaria de Selva
O Comando Militar do Norte realiza, nessa segunda-feira (9), a Formatura de Incorporação de Recrutas 2026 no 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), em Belém do Pará. A solenidade conta com a presença da primeira tropa feminina de soldados da Amazônia Oriental, formada por 55 mulheres. No total, 785 militares servirão na Guarnição de Belém.
VEJA MAIS
A cerimônia é considerada histórica para as Forças Armadas do Brasil. Em 13 estados e no Distrito Federal, 1.467 mulheres serão incorporadas ao serviço militar, distribuídas por 51 municípios. No Pará, Belém foi a única cidade contemplada com vagas.
O Exército recebeu, ao todo, 1.010 voluntárias, sendo a Força com o maior número. Em seguida, está a Aeronáutica, com 300. Por fim, a Marinha recebeu 157 mulheres.
Após a cerimônia de incorporação, as soldados passarão por treinamentos de formação militar. A expectativa é que elas sejam direcionadas a três Organizações Militares de Belém — Base de Administração e Apoio da 8ª Região Militar, Hospital Geral de Belém e Colégio Militar de Belém. As soldados devem desempenhar funções de apoio administrativo, logístico, educacional e de saúde.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA