Fibromialgia: Condição afeta cerca de 3% da população brasileira e é marcada por dores crônicas
Especialista alerta que ‘sintomas são reais, mas ainda desacreditados’
O Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia comemorado nesta segunda-feira (12) é uma data criada para dar visibilidade a uma síndrome que ainda é pouco compreendida, apesar de afetar milhões de pessoas em todo o país. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 3% da população brasileira convive com a fibromialgia.
VEJA MAIS
O que é a fibromialgia?
A fibromialgia é uma síndrome clínica caracterizada por dores crônicas e generalizadas por todo o corpo, que não aparecem em exames laboratoriais ou de imagem. Essa ausência de alterações detectáveis dificulta o diagnóstico e faz com que muitos pacientes passem anos sem o tratamento adequado.
“É um paciente que sofre muito, porque muitas vezes é desacreditado do que sente. A conscientização é muito importante, pois a questão emocional interfere bastante”, alerta o médico ortopedista e presidente do Hospital HBento, Fábio Mendonça.
Sintomas e diagnóstico
Os sintomas da fibromialgia incluem dores musculares difusas, sensibilidade ao toque, cansaço extremo, distúrbios do sono e alterações cognitivas. A doença é mais comum em mulheres e pode se manifestar em diferentes níveis de intensidade: leve, moderada ou severa.
Como não existem exames laboratoriais específicos para diagnosticar a fibromialgia, o diagnóstico é feito clinicamente, com base na história do paciente e em exames físicos direcionados, geralmente por reumatologistas ou ortopedistas.
“É uma doença que não apresenta aspectos externos, mas provoca dor intensa, interferindo na qualidade de vida em praticamente todas as atividades do dia a dia. Neste dia, o principal objetivo é promover empatia. Reconhecer a fibromialgia como uma condição real e debilitante é o primeiro passo para garantir mais acolhimento e qualidade de vida aos pacientes”, afirma Fábio Mendonça.
Tratamento da fibromialgia é multidisciplinar
O tratamento da fibromialgia envolve diferentes abordagens e deve ser personalizado para cada paciente. Ele inclui o uso de medicamentos, mudanças no estilo de vida e acompanhamento com profissionais como psicólogos, nutricionistas e educadores físicos.
A prática de atividades aeróbicas leves, como caminhadas e hidroginástica, tem se mostrado uma das estratégias mais eficazes para controlar os sintomas, melhorar a disposição e reduzir as dores crônicas causadas pela fibromialgia.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA