Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Escorpião mais venenoso da América Latina é encontrado em SC

Mulher passava por uma calçada quando viu um escorpião-amarelo

Emilly Melo

Um escorpião da espécie considerada mais venenosa da América Latina foi encontrado por uma mulher em Santa Catarina, na última terça-feira(20). A moradora de Blumenau, no Vale do Itajaí, se assustou quando passava por uma calçada e viu o escorpião-amarelo. As informações são do G1.

Josiane Fortunato contou que caminhava pela Rua Jequié, no bairro Itoupava Seca, quando percebeu a movimentação no chão. Inicialmente, ela achou que era uma aranha, mas quando se aproximou, percebeu que se tratava de um escorpião. 

VEJA MAIS

Detento morre após ser picado por escorpião; saiba o que fazer caso seja atingido
Pedro Henrique morreu no dia 23 de julho por conta do ataque do animal peçonhento; animais estão cada vez mais presente no meio urbano: saiba o que fazer caso seja picado e quais os primeiros sintomas

Família muda rotina diária após aranha gigante dominar parte da casa; vídeo
Uma das alterações da família é que os integrantes passaram a se alimentar no quarto com receio de ser ‘atacado’ pelo animal

Menino pode ter braço amputado após picada de aranha; entenda o caso
Família afirma que criança passou mal há dez dias, mas hospitais públicos fizeram diagnóstico errado

O biólogo Christian Raboch, ouvido pelo G1, analisou as fotos enviadas pela moradora e confirmou que era a espécie Tityus serrulatus, popularmente conhecida como escorpião-amarelo.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) descreve a espécie como a mais venenosa da América do Sul, causadora de acidentes graves, principalmente em Minas Gerais. Esses animais peçonhentos se espalharam para outras regiões do Brasil, e podem estar escondidos em escombros e “invadir” as áreas urbanas em dias mais quentes. 

No Pará, homem não percebe escorpião em sua roupa e morre após picada
Acidente aconteceu na zona rural do município de Monte Alegre, no Pará

Bebê de 1 ano morre após picada de escorpião dentro de casa
O menino foi levado a três unidades hospitalares, mas não resistiu

Criança é picada por escorpião dentro de hospital
Animal teria caído de uma fresta do teto; paciente não tomou soro

O que fazer ao ver um escorpião?

De acordo com o capitão dos bombeiros militares de Blumenau, Fillipi Pamplona, o resgate só deve ser acionado se houver risco para as pessoas, como dentro de casa ou em lugares cheios de crianças, que são as que correm mais risco em caso de picada.

Pamplona destaca que o escorpião só ataca ao se sentir ameaçado. Por isso, o melhor é manter distância ou, com o uso de algum objeto, como uma vassoura, varrê-lo para uma região de mata.

"Se for perto de uma escola ou local onde haja muitas crianças brincando, é possível que a Central encaminhe [uma equipe] para fazer a captura, se tivermos viaturas disponíveis", explica.

(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política)

Brasil
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL