Delegado investigado por morte de Marielle Franco escreveu livro sobre o crime

Giniton Lages foi o primeiro responsável pela apuração dos assassinatos ocorridos em 2018 e virou alvo de busca e apreensão neste domingo (24)

Hannah Franco
fonte

O delegado Giniton Lages, que comandou as primeiras investigações do caso Marielle Franco e virou alvo de busca e apreensão neste domingo (24), lançou em 2022 o livro "Quem matou Marielle? Os bastidores do caso que abalou o Brasil e o mundo, revelados pelo delegado que comandou a investigação". A obra, escrita em parceria com Carlos Ramos e publicada pela Editora Matrix, narra em detalhes o trabalho de apuração do crime, desde os primeiros momentos após o assassinato até a saída de Lages do caso.

Lages foi um dos alvos na Operação Murder, Inc., que prendeu os suspeitos de mandar matar Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes, em 2018. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o afastamento do delegado das funções da Polícia Civil e definiu que ele terá que usar tornozeleira eletrônica. Ao todo, foram três mandados de prisão cumpridos, além de 12 de busca e apreensão, todos no Rio de Janeiro. 

Delegado e ex-titular na DHC (Delegacia de Homicídios da Capital), ele foi o primeiro a chefiar as investigações sobre a morte da vereadora, mas admitiu erros e foi trocado.

VEJA MAIS

image Detidos como mandantes da morte de Marielle Franco negam participação no crime
Advogado de Domingos Brazão se disse 'surpreso' com prisão do cliente, que 'não conhecia' a vítima

image STF forma maioria para confirmar prisão de suspeitos de mandar matar Marielle Franco
Juntamente com Moraes, os ministros Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Flávio Dino também votaram a favor das prisões

O livro conta com 296 páginas e, segundo a descrição da editora, ele apresenta "em detalhes como foi esse trabalho de apuração do crime, acompanhando os bastidores do caso na visão de Giniton Lages, o primeiro delegado designado para a tarefa e que enfrentou diversas dificuldades para a elucidação do homicídio". 

"Um livro também feito para auxiliar a sociedade a se preparar melhor para lidar com situações semelhantes no futuro e, se possível, evitá-las", cita a descrição, disponível no site da Editora Matrix.

*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de OLiberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL