CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

CPF passa a ser o único registro de identificação; entenda a mudança

Câmara aprova projeto que simplifica e unifica o registro. O CPF passará a constar nos cadastros e documentos de órgãos públicos, do registro civil de pessoas naturais ou em documentos de identificação emitidos pelos conselhos profissionais.

O Liberal
fonte

A Câmara dos Deputados aprovou a proposta que estabelece o número do CPF como único número do registro geral (RG) em todo o Brasil. Isso porque a Carteira de Identidade, que atualmente é tida como RG, é um documento estadual e os cidadãos podem ter mais de uma em diferentes unidades da federação, o que dificulta a fiscalização. O projeto foi aprovado na noite desta quarta-feira (21) e será enviado à sanção presidencial. As informações são da Agência Brasil.

VEJA MAIS

image Saiba como tirar CPF de crianças para vacinação contra covid-19 em cartórios
No País, mais de 3.5 mil unidades podem fazer inscrição da 1ª via do documento e emitir 2ª via para esse público alvo

image Novo RG digital: veja como tirar o documento e quando será obrigatório a toda população
A nova carteira de identidade começa a valer nesta quarta-feira (20) em todo o país

O CPF passará a constar nos cadastros e documentos de órgãos públicos, do registro civil de pessoas naturais ou em documentos de identificação emitidos pelos conselhos profissionais.

CPF constará em outros documentos

O número passará a ser usado em certidões (nascimento, casamento e óbito), como identificação perante o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Número de Identificação do Trabalhador (NIT), na Carteira de Trabalho, na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e em outros documentos.

Os órgãos e entidades terão 12 meses para adequação a partir da publicação no Diário Oficial da União, para que realizem a adequação dos sistemas e dos procedimentos de atendimento aos cidadãos para adoção do CPF como número de identificação.

Também haverá prazo de 24 meses para que os órgãos e as entidades façam as mudanças para os sistemas e bases de dados trocarem informações entre si a partir do CPF.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL