Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Chuva de meteoros poderá ser observada hoje no Brasil; saiba como e onde ver o fenômeno

Em condições ideais de visualização, será possível visualizar até 18 meteoros por hora. As Norte e Nordeste terão uma visão mais privilegiada da chuva de meteoros

Luciana Carvalho

De acordo o Observatório Nacional (ON), a chuva de meteoros Lyrids ou Líridas atingirá seu pico na noite desta sexta-feira (22) e início da madrugada de sábado (23) e poderá ser vista em todo o Brasil, sendo que as regiões Norte e Nordeste terão uma visão mais privilegiada. As informações são do portal G1 Nacional.

VEJA MAIS

Queda de meteoro é registrada por observatório em Porto Alegre
O "fireball" passou por entre as nuvens às 20h47 na região Sul da Capital

Câmeras registram passagem de meteoro em três estados brasileiros
Um fenômeno parecido foi registrado em dezembro, no Pará

Segundo o Observatório, o melhor horário para observar o fenômeno será a partir da 1h da madrugada do dia 23. Em condições ideais de visualização, será possível visualizar até 18 meteoros por hora.

astrônomo Marcelo de Cicco, coordenador do EXOSS – projeto brasileiro de pesquisas de meteoros com colaboração do ON, disse que neste ano, a Lua com cerca de 67% de iluminação deverá atrapalhar a visibilidade dos meteoros menos brilhantes da chuva.

Para observar o fenômeno, é preciso estar em local de baixa poluição luminosa e olhar na direção norte. "Para facilitar essa orientação indicamos que o observador direcione seu braço direito para o local onde o sol nasce (o leste) e o braço esquerdo para o local onde o sol se põe (o oeste), assim ele estará de frente para o norte", orienta o Observatório.

(Luciana Carvalho, estagiária, sob supervisão de Keila Ferreira, Coordenadora do Núcleo de Política.)

 

Brasil
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL