CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

CFM pode impedir o registro de 13 mil alunos por nota no Enamed; entenda o caso

O Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) avalia a qualidade dos cursos de Medicina e, conforme notas, 30% estão fora da faixa satisfatória

Lívia Ximenes
fonte

O Conselho Federal de Medicina (CFM) analisa a possibilidade de impedir que 13 mil acadêmicos do último semestre consigam o registro profissional. Para o órgão, aqueles que não atingirem a nota mínima no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) não devem atuar como médicos. A prova, aplicada anualmente, avalia o desempenho dos alunos de Medicina e 30% dos 351 cursos observados estão fora da faixa satisfatória.

VEJA MAIS

image Camilo diz que Enamed foi 'positivo', apesar de 1/3 dos cursos de medicina serem mal avaliados

image Enamed: no Pará, 66,7% dos cursos de Medicina têm desempenho satisfatório
Os resultados foram apresentados pelo Ministério da Educação nesta segunda-feira (19)

image MEC vai suspender vestibular de cursos de medicina que tenham nota baixa em novo exame
Baixos resultados podem resultar em impedimento de ampliação de vagas, suspensão de contratos do Financiamento Estudantil (Fies), entre outras medidas

A avaliação mostrou que três entre 10 alunos que estão prestes a concluírem a faculdade não obtiveram a nota mínima, conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Enamed. Para o CFM, isso é um alerta sobre a qualidade da formação e oferece risco à população. “Já encaminhamos para o jurídico uma proposta de resolução para que esses alunos prestes a se formarem e que tiveram o desempenho 1 e 2 não consigam o registro. Eu acho que é muito tenebroso colocar pessoas que não têm qualificação para atender”, disse o presidente do Conselho Federal de Medicina, José Hiran Gallo.

Sem o registro profissional, os médicos são impedidos de atender. O CFM solicitou ao Ministério da Educação os dados detalhados de todos os alunos, para garantir acesso aos nomes e desempenhos individuais.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL