CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Carros sustentáveis produzidos no Brasil terão IPI zero; veja quais veículos são beneficiados!

Decreto de Lula incentiva descarbonização e renovação da frota com isenção até dezembro de 2026

O LIberal
fonte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, em 10 de julho de 2025, um decreto que zera o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos compactos sustentáveis produzidos no Brasil, como parte do programa Mover. A medida vale para modelos que emitem menos de 83 g de CO₂ por km, têm ao menos 80% de materiais recicláveis e são fabricados integralmente no país.

Critérios para isenção do IPI

  • Emissão inferior a 83 g de CO₂ por km;
  • Reciclabilidade mínima de 80% dos componentes;
  • Produção completa no Brasil (soldagem, pintura, montagem, motor);
  • Classificação como carro compacto.

Veículos que atendem a esses requisitos se enquadram na nova categoria “Carro Sustentável” e passam a ter IPI zerado até dezembro de 2026.

VEJA MAIS

image Governo Federal amplia público prioritário do Bolsa Família; veja as mudanças
A novidade foi anunciada pelo governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)

image Caixa e Governo Federal disponibilizam mais de 2 milhões para pequenos produtores rurais.
Foram assinados nesta segunda (07/07) em Soure (PA), 200 contratos com produtores de negócios de mão de obra familiar com destinação de microcrédito para melhorias das condições de trabalho.

image Minha Casa, Minha Vida autoriza novas moradias rurais no Pará
Santarém terá 50 unidades pelo programa do governo federal

Quem ganha e quem fica de fora

Modelos populares 1.0 flex, como Fiat Argo, Fiat Cronos e Renault Kwid, estão entre os principais beneficiados. Já carros 1.0 turbo e veículos elétricos importados continuam sujeitos ao imposto regular.

Segundo o governo, a medida não aumenta a carga tributária: o mecanismo é neutro fiscalmente, compensado por reajustes nas alíquotas de veículos que poluem mais. A nova metodologia entrará em vigor também para os demais automóveis a partir de outubro de 2025, com alíquotas variando conforme eficiência, segurança e reciclabilidade.

Meta de renovação e investimentos no setor

O programa Mover, que já mobilizou R$ 190 bilhões em investimentos, deve ampliar a produção de veículos mais limpos, gerar empregos e renovar a frota brasileira. Estima-se que cerca de 60% dos carros vendidos em 2024 serão beneficiados com redução no IPI.

“O IPI passa a ser zero a partir de amanhã para o carro sustentável… simplesmente, é um incentivo à descarbonização, à sustentabilidade, ao meio ambiente. O decreto estimula a cadeia automotiva a ser cada vez mais inovadora e sustentável, ao mesmo tempo em que gera empregos e facilita o acesso da população a carros novos, menos poluentes, mais seguros e mais econômicos”, destacou Alckmin.

Próximos passos para o consumidor

As montadoras devem solicitar credenciamento junto ao MDIC para que seus modelos sejam certificados como “Carro Sustentável”. Após análise, será publicada portaria com a lista de veículos contemplados — e, então, o benefício passa a vigorar.

Os consumidores de modelos como Volkswagen Polo, Chevrolet Onix, Renault Kwid, Hyundai HB20 e Fiat Mobi/Argo já podem contar com descontos de até 7% no preço final do carro.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL