Butantan vai testar 1ª vacina brasileira contra gripe aviária em humanos

Testes foram autorizados pela Anvisa e serão aplicados em voluntários

O Liberal
fonte

A primeira vacina brasileira contra a gripe aviária será testada em humanos pelo Instituto Butantan. Os testes clínicos foram autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em paralelo, o Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou nesta sexta- feira (16.05) o primeiro caso do vírus em criação comercial de galinhas no Brasil.

O vírus foi detectado em uma granja em Montenegro, no Rio Grande do Sul. Até então, os casos estavam limitados a aves silvestres no território brasileiro. Por meio de nota, o governo federal afirmou que “a doença não é transmitida pelo consumo de carne de frango ou ovos”.

VEJA MAIS

image Disputa entre Butantan e empresa de logística acende alerta sobre armazenamento de insumos
Andreani Logística anunciou a suspensão dos serviços prestados à fundação que, por sua vez, afirma que o contrato com a empresa foi encerrado dentro do prazo previsto e nega qualquer interrupção inesperada

image Ministério da Saúde pede incorporação da primeira vacina contra chikungunya ao SUS
A vacina foi desenvolvida pela farmacêutica austríaca Valneva e o processo de aprovação contou com a participação do Instituto Butantan

De acordo com o Butantan, a presença do vírus já havia sido detectada na região. Desde 2022, novas variantes do patógeno começaram a circular na América do Sul, inclusive no Brasil, resultando na morte de aves e alguns mamíferos aquáticos. Antes disso, o vírus circulava principalmente na Ásia, África e norte da Europa desde 2006. 

Para o imunizante brasileiro, o Butantan seleciona 700 voluntários distribuídos entre Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo. Os participantes são divididos em 2 grupos etários: pessoas entre 18 e 59 anos e indivíduos com mais de 60 anos.  Entre cada 7 voluntários, apenas 1 receberá placebo. Os demais receberão o imunizante em desenvolvimento.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL