CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Zenaldo faz críticas a critérios estabelecidos para retomada econômica

Prefeito diz que Belém não deveria ter sido incluída junto à Região do Marajó Oriental e do Baixo Tocantins na análise do programa estadual

Roberta Paraense
fonte

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), se mantém contrário em alguns pontos do programa de retomada das atividades econômicas proposto pelo Governo do Estado na sexta-feira (29). Em entrevista ao Jornal Liberal (JL1), na tarde deste sábado (30), Zenaldo afirmou não concordar que Belém tenha sido incluída junto à Região do Marajó Oriental e do Baixo Tocantins na análise do programa. Outro ponto questionado pelo chefe do executivo Municipal foi a quantidade se segmentos autorizados a funcionar na cidade. 

“Nós temos muitas convergências e concordância no que foi apresentado, e em alguns pontos não há comunicação entre o que tratou o Estado e a municipalidade está tratando. Por exemplo, a inclusão de Belém em uma região trazendo o Marajó e o Baixo Tocantins. Isso tem rebaixado o conceito da possibilidade de abertura em Belém”, afirmou Zenaldo. O prefeito disse que as duas regiões não estão estruturadas para o combate ao novo coronavírus, e que portanto, na avaliação do conceito, Belém fica no nível médio, “quando poderia estar em um nível melhor, dado a Região Metropolitana estar melhor aparelhada”, frisou Coutinho. 

Zenaldo também criticou o número de segmentos que terão permissão para reabertura. “São 36 atividades, o que torna difícil para a compreensão das pessoas e para a própria fiscalização. Nós (prefeitura) devemos reduzir esses números de protocolos, e vamos adotar algumas atividades anunciadas, outras mudanças acontecerão”, adiantou o prefeito. 

As medidas anunciadas, nesta sexta-feira (29), pelo governador Helder Barbalho (MDB), serão avaliadas por cada município, que terá jurisdição na condução do processo de retomada. Os protocolos em nível estadual de higiene, distanciamento e de capacidade que os estabelecimentos devem adotar, ficaram de ser anunciados ontem, no entanto, até o início da tarde deste sábado o decreto com as regras não foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE).  

A prefeitura se reúne na tarde deste sábado com o Comitê formado para analisar o processo de reabertura e também com os órgãos fiscalizadores, como os Ministérios Públicos do Estado e de Contas do Município.

ENTENDA

Belém faz parte da região que abrange: Metropolitana, Marajó Oriental, Baixo Tocantins, com a inclusão dos municípios: Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Barbara do Pará Acará, Bujaru, Colares, Concórdia do Pará, Santa Izabel do Pará, Santo Antônio do Tauá, São Caetano de Odivelas, Tomé-Açu e Vigia Afuá, Cachoeira do Ararari, Chaves, Muaná, Ponta de Pedras, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, São Sebastião da Boa Vista e Soure Abaetetuba, Baião, Barcarena, Cametá, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Moju e Oeiras do Pará. 

O plano Retoma Pará prevê  a abertura dos  segmentos:  Agências Bancárias e Casas Lotéricas; Alimentação: Produção e Delivery; Comércio Varejista; Comércio Atacadista; Lojas de Conveniência; Comércio de Materiais de Construção; Comércio de Veículos, Oficinas e Auto-Peças; Lojas de Conveniência fora dos Postos de Gasolina; Empregados Domésticos; Lojas de Conveniência; Feiras, Aviários, Açougues, Peixarias e Hortifrútis; Comércio de Rua; Supermercados; Lavanderias; Comércio de Gás – GPL;  Informação e Comunicação; Serviços para Edifícios e Atividades Paisagísticas; Atividades Imobiliárias 19. Agências de Viagens, Operadores Turísticos e Serviços de Reserva; Estética: Salões de Beleza, Barbearia e afins; Clubes sociais; Postos de Combustíveis; Farmácias e Drogarias; Hipermercados, Supermercados, Mercados e Mercearias; Construção Civil; Indústria de Transformação e similares; Depósitos e Distribuidoras; Correios; Locadoras de Veículos; Clinicas e Laboratórios; Clínicas Odontológicas; Rede Hoteleira; Igrejas; Serviços de Transporte de Carga Estadual e Municipal; Serviço Público e Privado de Transportes; Pet Shops, Produtos para Animais, Medicamentos Vet. e Comércios de Insumos Agrícolas; Serviços de Escritório, de Apoio Administrativo, Serviços Financeiros, Serviços de Seguros e outros serviços prestados – escritórios e profissionais liberais

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM