Zenaldo anuncia abertura da UPA do Jurunas frente a caos de atendimento na pandemia

Em coletiva pela internet, prefeito de Belém admitiu que também faltam médicos

Dilson Pimentel

Em live na manhã desta segunda-feira (27), o prefeito Zenaldo Coutinho disse que a UPA do Jurunas vai começar a funcionar na tarde desta mesma segunda-feira.

 As medidas são anunciadas após a Prefeitura Municipal de Belém anunciar este domingo que o sistema público e privado de saúde da capital ter entrado em colapso pela grande procura de casos de covid-19.

“Vamos abrir [a UPA do Jurunas] abrir para as pessoas terem acesso a médico, medicamentos, diagnósticos. Lá, vão ser os casos médios e moderados”, disse Zenaldo. Essa será, portanto, a quinta UPA em funcionamento na capital.

Ontem, domingo, considerando os dois PSMs e as UPAs, 51 médicos faltaram nas escalas.  “Isso é um drama”, disse o prefeito. Ele lembrou que isso ocorre em um momento em que muitos médicos, por atuarem na linha de frente, já estão doentes. Outro grupo de médico desistiu dos plantões. E isso em um cenário de agravamento dos casos do novo coronavírus.


Zenaldo disse que, junto com o Ministério Público do Estado, Ministério Público Federal e Ministério Público do Trabalho, a Prefeitura está produzindo um contrato extraordinário para esse período, para garantir médicos nas unidades
“Estamos contratando médicos cubanos. Tem uma venezuelana.

O governo do Estado ficou de ceder médicos cubanos também”, afirmou, acrescentando que a prefeitura também se coloca à disposição para ajudar o governo estadual. Disse que o decreto, publicado nesta segunda-feira, é fruto do diálogo, das necessidades e de pesquisas feitas pela UFPA. “O decreto traz série de restrições Como regra geral, a paralisação da atividade comercial. Mas você não pode parar o setor alimentar. Os supermercados vão continuar a ter suas atividades. Estamos permitindo postos de combustíveis, as estruturas de venda da área de saúde. Os deliverys estão permitidos.

Vão ficar abertos assistência à saúde, comércio e serviços e indústria na área da saúde, farmácias, drogarias , padarias e lavanderias”, disse.
O prefeito disse que mercados e feiras vão continuam abertos na parte de alimentação. “Mas vamos evitar aglomerações”, disse. Zenaldo voltou a pedir às pessoas que fiquem em casa e colaborem com a sua vida e a a vida das outras pessoas. Precisamos nos proteger, afirmou.
 

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM