Você viu? Raios iluminam o céu de Belém e deixam a população intrigada

Tempestade de raios durou vários minutos e comentários 'choveram' nas redes sociais

Redação Integrada

Durante a noite desta quinta-feira (9), em Belém, dezenas de internautas de diferentes bairros, como Pedreira, Marco e Coqueiro, compartilharam fotos e vídeos de uma tempestade de raios que iluminou o céu da capital paraense. O 'clarão' se estendeu por vários minutos e tanto fascinou quanto assustou alguns moradores. Entre às 20h15 e 20h45, com um tempo ainda sem chuva e sem trovões, os clarões repentinos tomaram conta do céu com tom próximo da cor roxa.

Após cerca de trinta minutos da ocorrência, por volta das 20h50, uma forte chuva começou a ser registrada e a incidência dos raios foi minimizada.

De acordo com com o coordenador do programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Pará (UFPA), Luís Carlos Crispino, que sempre acompanha os fenômenos de eclipse lunar, não há nenhum fenômeno desse aspecto que possa explicar a luminosidade e a peculiaridade dessa tempestade de raios.

"Também percebi a forte incidência dos raios em uma única direção. Belém pertence a uma região de alta umidade. Esses raios vêm da eletrização das nuvens. Do contato entre elas. Me parece mais uma tempestade de verão. Mas não é por conta de nenhum fenômeno ligado a lua não", disse.

'Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as nuvens de tempestade se apresentam nas formas isoladas, também chamadas de tempestades isoladas ou tempestades locais, ou em grupos, as chamadas tempestades organizadas, mais severas e geralmente acompanhadas de chuvas e ventos fortes.

Mais comuns no verão, a formação das nuvens de tempestade dependem da umidade do ar, o grau de instabilidade vertical da atmosfera (variação de temperatura) e mecanismos dinâmicos (que empurram o ar para cima), como frentes, brisas marítimas e ilhas de calor.

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM BELÉM