CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Visita técnica dá pontapé a edital para o projeto Parque da Cidade

Grupo de trabalho avaliou área do Aeroclube, que equivale a 90 campos de futebol

Redação integrada de O Liberal
fonte

O grupo de trabalho que dá andamento ao plano de construir o Parque da Cidade, na área do antigo Aeroclube, em Belém, reuniu na manhã desta segunda-feira (14) na área do projeto. Formado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e por representantes de entidades públicas, universidades e dos conselhos de Arquitetura e de Engenharia, o grupo fez uma primeira visita técnica ao Aeroporto Brigadeiro Protásio de Oliveira. Os representantes dizem que área será "incorporada à urbanização da capital" através de projeto que deve "ser escolhido pela sociedade".

Com cerca de 90 campos de futebol de área, o terreno do Aeroporto Brigadeiro Protásio de Oliveira faz fronteira com os bairros do Marco, Souza, Sacramenta e Pedreira. O projeto deve considerar necessidades de práticas culturais, esportivas e de lazer da população.

O grupo de trabalho discute diretrizes para a confecção do edital. Um concurso deverá selecionar os projetos mais inovadores, criativos e funcionais e submetê-los à escolha da população, através de voto direto.

Na visita de reconhecimento da área, os técnicos mapearam a área ocupada e suas construções, com objetivo de estudar possíveis formas de uso comercial, Também foram reunidas informações sobre a área verde preservada e da pista para pouso e decolagem, para avaliar possibilidade de  aproveitamento do terreno compactado.

Projeto valorizará área verde e integração à capital 


"Pensar um grande equipamento como esse parque público é pensar, principalmente, no impacto que ele pode causar, mas também nos benefícios que pode trazer para Belém", avaliou a vice-diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA (FAU), Roberta Rodrigues. "Essa é uma área importante para a cidade, pela dimensão, localização e por estar conectada a várias vias de acesso. Urbanisticamente, ele pode qualificar melhor essa área".

A diretora da FAU-UFPA lembra que o grupo vai elaborar diretrizes que ajudem a definir, de uma forma mais adequada, como o parque pode se inserir na estrutura de Belém - ajudandor a evitar problemas de congestionamento e avaliando sua relação com o entorno e outros equipamentos urbanos já existentes na área. “Vamos pensar o projeto para dentro, mas também para fora dele, além de vê-lo como grande articulador de uma área enorme e chave para a cidade", apontou Roberta.

Fundado em 1937 em área afastada da cidade, para a formação de pilotos civis, o Aeroclube do Pará acabou sendo incorporado ao núcleo urbano cidade. Hoje representando riscos à população a voos.

"Jamais imaginávamos recuperar para a cidade uma área como essa. É uma compensação ambiental e social muito grande, já que vamos recuperar vários hectares verdes, onde a população vai poder conviver", comemora a arquiteta urbanista Alice Rosas, professora do curso de Arquitetura da Unama. Ela lembra que a maioria das áreas de mata da cidade já foram devastadas pelo avanço de empreendimentos habitacionais e de obras públicas. "Estamos falando de uma área com projeção metropolitana para Belém, que carece muito de mais opções de lazer. Além do polo turístico que a cidade já possui no centro, o parque pode se transformar em um novo destino, cumprindo mais uma das diretrizes do plano diretor, que é descentralizar equipamentos públicos fora da área central da capital".

image Grupo de trabalho visitou Aeroclube (Mário Quadros - Secult)

Edital será lançado ainda este ano


Segundo a Secult, o edital para a escolha do projeto do parque será lançado ainda este ano. Nele estarão estabelecidas diretrizes que contemplem a malha urbana, o Plano Diretor de Belém e a multiplicidade de usos do conceito arquitetônico e paisagístico a ser apresentado pelos candidatos. Poderão participar arquitetos e escritórios de arquitetura de todo o Brasil.

Em julho deste ano, o governador do Estado, Helder Barbalho recebeu, em Brasília (DF), a sinalização positiva do Ministério da Infraestrutura para a cessão da área onde hoje funciona o Aeroporto Brigadeiro Protasio, no bairro da Sacramenta, em Belém.

De acordo com o governador, o Estado se comprometeu a viabilizar a transferência das atividades aeroportuárias da área de 930 mil metros quadrados do antigo Aeroclube para o Aeroporto Internacional de Val-de-Cans.  A cessão da área do Aeroclube ao governo do Estado é um tema que vem pontuando discussões junto ao governo federal e é defendida há algum tempo por nomes como o conselheiro Nelson Chaves, decano do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM