CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Veterinários acolhem animais maltratados em Belém

Somente na cidade há cerca de 700 animais e 100% dos cavalos atendidos sofreram maus-tratos

Portal ORM
fonte

Cerca de 3,5 mil animais de tração ainda circulam na Região Metropolitana de Belém (RMB). Muitos deles são atendidos gratuitamente por veterinários do Projeto Carroceiros, da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). O projeto, que hoje recebe de 12 a 15 animais por mês, foi a aprovado em 2009 pelo Ministério da Justiça, em Brasília (DF), para reabilitar os animais de tração que estejam maltratados e mutilados em Belém. Somente na cidade há cerca de 700 animais e 100% dos cavalos atendidos sofreram maus-tratos. 

“A finalidade principal do Carroceiros é atender à demanda de maus-tratos até, porque temos disciplina de Medicina Veterinária no curso que tem mesmo nome. Essa demanda vem de proprietários ou de órgãos responsáveis pela captura desses animais em situação de maus-tratos. Normalmente, os animais são resgatados pela Delegacia de Meio Ambiente (Dema) da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, ou pelo proprietário do animal, que vive ao entorno da Ufra, e o leva para tratamento, e todos os procedimentos são gratuitos”, explicou Eriberto Figueiredo, médico-veterinário e coordenador técnico da iniciativa. 

Na Ufra os animais passam por reabilitação clínica. Mais de 80% deles têm a saúde recuperada e não voltam mais à atividade nas ruas da cidade. “Quando os animais estão aptos, conseguimos fiéis depositários para eles, os tiramos de Belém e mandamos para locais de onde eles não voltarão mais para os serviços de tração, como assentamentos nos interiores, onde temos parcerias com agricultores familiares que levam os animais para terem vida livre e embelezarem a natureza. Os animais com fratura fazemos eutanásia por conta do sofrimento”, afirmou Figueiredo. 

Ainda segundo ele, muitos animais são portadores de doenças infectocontagiosas, como anemia infecciosa equina, e o estado tem programa voltado para isso. Quem comete crimes contra os animais é autuado na Lei de Crimes Ambientais (nº. 9605/1998), artigo 32, que prevê que quem maltratar, ferir e mutilar animais seja ele silvestre, doméstico ou domesticado, está sujeito à pena de detenção de três meses a um ano. A Dema recebe denúncias pelo (91) 3238 3132 ou pelo Disque Denúncia 181. Ou pelo 190. A pessoa não precisa se identificar.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM