Vestibular: UFPA abre Processo Seletivo de 2023 com mais de 7 mil vagas

As inscrições para o PS 2023 iniciarão no próximo dia 6 de outubro, às 14h

Gabriel Pires
fonte

Na manhã desta terça-feira (4), a Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou o edital do Processo Seletivo 2023 (PS UFPA 2023) para o ingresso de estudantes nos cursos de graduação presenciais. Nesta edição, são ofertadas 7.188 vagas. Além de 192 vagas adicionais reservadas a pessoas com deficiência (PcD), em 192 ofertas de cursos, nos 12 campi da UFPA. Ao todo são 7.380 vagas. Para participar da seleção, os estudantes deverão ter inscrição homologada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente ao ano de 2022. 

As inscrições para o PS 2023 iniciarão no próximo dia 6 de outubro, às 14h, seguindo até até às 23h59 do dia 18 de novembro. Os candidatos deverão realizar o processo por meio do site do Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS). O valor da taxa de inscrição é R$ 100,00 e deverá ser paga, por meio de boleto bancário, até o dia 16 de dezembro de 2022.

Isenção 

Aos estudantes que cursaram todo o ensino médio ou equivalente em escola da rede pública, a isenção da taxa de inscrição é concedida automaticamente. Já aqueles que foram bolsistas integrais em escolas da rede privada poderão solicitar a isenção, anexando o comprovante de tal condição ao final da inscrição. 

A informação sobre a concessão ou não da isenção da taxa de inscrição estará disponível para consulta a partir de 29 de novembro de 2022.

Bônus 

Quem tiver cursado todo o ensino médio, na modalidade presencial (mesmo que com períodos de ensino remoto emergencial), em escola pública ou privada, em um ou mais dos estados da Região Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), poderá, no ato da inscrição, solicitar um bônus de 10% (dez por cento) sobre a nota obtida no Enem 2022. Se classificado, no momento da habilitação, o candidato terá que comprovar essa condição, sob o risco de perder a vaga.

Cotas 

A UFPA seguirá adotando o Sistema de Cotas, com vagas ofertadas sendo distribuídas conforme a legislação vigente. Metade das vagas é de ampla concorrência (direcionada a todos/as os/as candidatos/as) e a outra metade é direcionada a estudantes de escolas públicas (Cota Escola), com percentuais específicos para estudantes de baixa renda (Cota Renda), pessoas negras de cor preta, negras de cor parda e indígenas (Cota PPI), e pessoas com deficiência (Cota PcD).

 Ainda há a oferta de 01 vaga adicional destinada a estudantes com deficiência em cada oferta de curso (Cota PcD Adicional). No quadro 1 do edital estão descritos os grupos de vaga e seus respectivos destinatários e no quadro 2 constam os grupos de vagas a que cada candidato(a) pode concorrer conforme seu perfil. No ato da inscrição, o(a) candidato(a) deverá optar pela concorrência ou não a cada tipo de cota, conforme seu perfil.

Os estudantes que forem classificados no processo seletivo em vagas de cotas precisarão comprovar, no momento da habilitação ao vínculo institucional, as condições que lhe garantem o direito à cota.

Estudantes que forem classificados(as) em Cota Escola terão que comprovar ter cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Também têm direito à Cota Escola quem obteve certificado de conclusão com base no resultado do Enem, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino, desde que não tenha frequentado o ensino médio em escola privada.

Já candidatos classificados em Cota Renda precisarão comprovar ter renda familiar bruta (sem descontos) mensal inferior ou igual a 1,5 salário-mínimo nacional per capita.

Estudantes classificados em Cota PPI serão convocados(as) para validação da condição autodeclarada de pessoa negra de cor preta, negra de cor parda ou indígena por Banca de Heteroidentificação e Banca de Verificação da Autodeclaração Indígena. Candidatos classificados em Cota PcD também passarão por avaliação da Banca Multiprofissional de Verificação PcD.

No site do Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos (CIAC) está disponível a relação de documentos obrigatórios para comprovação da condição em cada tipo de cota. Para a habilitação do PS 2023, os estudantes só terão que comprovar a condição da vaga efetivamente ocupada, ainda que tenham realizado a inscrição em outro perfil.

Reoferta 

Novamente, em 2023, o PS UFPA prevê um procedimento chamado reoferta, criado desde o PS 2022, e que permite que as vagas que não tiverem candidatos classificados(as) sejam disponibilizadas para reoferta imediata. Esse sistema possibilita que o(a) estudante aprovado e não classificado(a) possa se inscrever em vagas remanescentes de outros cursos. É outra oportunidade de ingresso para além das chamadas regulares (repescagens). 

Serão abertas reofertas sempre que houver vagas originalmente ofertadas sem preenchimento e sem lista de espera após a divulgação do primeiro listão. Desse modo, se otimiza a ocupação da totalidade das vagas ofertadas para que mais pessoas tenham acesso ao ensino superior.

Sobre o ingresso 

O ingresso dos estudantes classificados no PS 2023 ocorrerá em 2023, conforme o tipo de entrada de cada curso ofertado disponível no Anexo 1 do edital e de acordo com o Calendário Acadêmico 2023 da UFPA, disponível no site da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG).

Atendimento 

Neste ano, os candidatos poderão tirar dúvidas e receber atendimento pelo WhatsApp: (91) 3201-7266, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, além dos canais de e-mail atendimento.ceps@ufpa.br, telefone (91) 3201-7266 e atendimento presencial, nos mesmos dias e horários.

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM