CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Venezuelano que pedia chance nos sinais de Belém consegue emprego

A história de Nilson comoveu muitos internautas e viralizou nas redes sociais

Tainá Cavalcante

A história do venezuelano Nilson José, de 29 anos, viralizou nas redes sociais no início desse mês, quando internautas postaram a foto dele em um sinal de trânsito com uma placa na mão que anunciava a busca por um emprego. No último sábado, 9, a oportunidade que Nilson tanto esperava - e que muitas pessoas torceram para se tornar realidade - finalmente chegou: ele foi chamado para um emprego.

LEIA MAIS: Veja a história de Nilson, que pedia emprego em sinais de Belém

Nilson está trabalhando, desde o final de semana passado, como auxiliar de serviços gerais no balneário Floresta Park, localizado em Marituba, Região Metropolitana de Belém. A notícia foi postada na página oficial do local. Veja:

Fomos até o balneário conversar com Nilson e seus novos empregadores. Ainda sem acreditar na chance que recebeu, Nilson declarou que "só tem a agradecer a todos os brasileiros e aos tantos compartilhamentos que a história teve".

"Eu sempre pedi isso a Deus e sempre tive fé de que ia conseguir. Muitos brasileiros me falavam para ter fé e eu segurava a placa, levantava, por mais cansativo que fosse, porque muitos diziam que eu ia conseguir. Eu não imaginava que em tão pouco tempo eu conseguiria e essa experiência tem sido muito. O trabalho é bom e eu só tenho a agradecer muito pela oportunidade que eles estão me dando" disse o venezuelano, que já considera seus empregadores como uma família. "Se Deus os colocou no meu caminho, então eles são a minha família agora".

O CONTATO COM NILSON 

Foi pelas redes sociais que a empresária Ângela Leite, esposa e sócia do proprietário do balneário, ficou sabendo da história de Nilson. Tocada pela situação do venezuelano, ela resolveu conversar com o marido, o empresário Silvio Leal, para contratarem Nilson à vaga de caseiro que estava disponível no local. A dificuldade com o idioma dificultou que o venezuelano conseguisse ocupar esse cargo, mas isso não impediu o casal de ajudá-lo.

"Resolvemos abrir uma vaga de serviços gerais para ele. Contratamos um outro caseiro e, mesmo que a gente não estando com condições de abrir duas vagas agora, resolvemos fazer isso, porque a história dele nos emocionou" conta Ângela, ao lembrar do primeiro contato com Nilson.

"Fomos no sábado conhecer o abrigo e o trouxemos para passar o sábado com a gente, no balneário, para ele conhecer o lugar. Quando chegou a hora de ir embora, às 16h, ele começou a chorar porque não queria ir embora, não queria voltar para o abrigo. Isso nos emocionou profundamente e desde então ele está com a gente" relata.

O PRIMEIRO DIA DE TRABALHO

O venezuelano trabalhou pela primeira vez no balneário no último domingo, 10, dia de maior movimentação no local. Apesar de ter decidido contratar o venezuelano principalmente pela carga emocional que a história trouxe, Ângela é enfática ao destacar que "ele é muito produtivo e responsável, além de ser fácil de lidar".

"No domingo abrimos o balneário e eu sempre gosto de analisar muito meus funcionários. Quando olhei o Nilson, eu tinha mandado ele fazer uma coisa, ele já tinha feito e estava fazendo diversas outras. Tirando mesa, servindo clientes, coisas que eu nem tinha pedido. Percebi que ela realmente quer isso, ele quer trabalhar e será um ótimo profissional, que não é uma pessoa acomodada e a atitude de ter ido procurar emprego com uma placa demonstra isso" afirma.

Para Silvio, a experiência com o novo funcionário tem sido interessante. "Apesar de termos ido atrás apenas para dar um emprego para ele, acabamos nos envolvendo e tudo mudou. Agora, aqui no Floresta Park, ele não é um simples trabalhador. É alguém que precisa dar sequência na vida dele e que a gente quer fazer crescer aqui dentro. Daqui a pouco ele vai estar dominando o idioma, queremos dar cursos para ele e, sem dúvidas, ele vai aumentar de cargo para ganhar melhor" diz o empresário, avaliando-o como um "cara esperto". Silvio ainda admite que "nunca tinha imaginado trazer um venezuelano para trabalhar conosco", mas declara que o Nilson "é uma pessoa diferenciada, alguém bom".

Ângela ainda destaca que Nilson já cativou a maioria dos clientes e recebeu uma boa gorjeta da maioria em seu primeiro dia de experiência. "Ele tem muito carisma. As pessoas chegam e começam a falar com ele e logo ele já ganha uma gorjeta" conta, entre risos.

A OPORTUNIDADE

Nilson foi contratado como auxiliar de serviços gerais do balneário Floresta Park, vaga criada para atender a necessidade do venezuelano. Ele está trabalhando no regime de seis dias de trabalho para um de folga e, assim que conseguir a regularização de todos os documentos, terá a carteira assinada.

Segundo Silvio, como o venezuelano demonstra querer retribuir a oportunidade de trabalho, a ideia é, em breve, conseguir um local para ele morar. "Esse mês ele vai ficar morando no balneário, como ele prefere, e nas folgas irá para o abrigo, mas a gente tem um local aqui perto e a gente quer organizar para ele morar lá. Queremos dar essa casa para ele para que, aos poucos, ele consiga a independência dele" explica.

Uma amiga do casal já se ofereceu para alfabetizar Nilson, que ainda não sabe ler e escrever, assim como ensinar a ele o idioma local. Além disso, amigos dos proprietários já estão se movimentando para doar móveis para a casa que ele deve vir a ocupar. A cama e o colchão já foram doados.

O BALNEÁRIO

O balneário Floresta Park fica localizado na Rua das Ameixeiras, no bairro do Uriboca, em Marituba. O local é aberto ao público nos sábados, domingos, segundas e feriados, de 8h às 18h.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM