Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Veja o que abre e fecha na época de Semana Santa

Com bandeiramento vermelho, Belém terá shoppings abertos

Thalles Leal

Com a iminência do feriado de Sexta-feira Santa e a suspensão do bandeiramento epidemiológico preto na Região Metropolitana de Belém, vários espaços públicos e privados terão seus horários e esquemas de funcionamento modificados ainda nesta semana. Confira as principais mudanças:

Supermercados

Segundo a Associação Paraense de Supermercados (Aspas), as únicas restrições de funcionamento de supermercados durante os próximos dias serão as relativas ao toque de recolher, que se inicia às 22h e termina às 5h. Excetuando essas restrições específicas, cada empresa poderá determinar seus horários individualmente.

De acordo com a legislação vigente, supermercados, mercados e estabelecimentos similares estão obrigados a controlar a entrada de pessoas, limitada a um membro por grupo social, que poderá estar acompanhado por criança pequena; e a respeitar a lotação máxima de 50% da sua capacidade, inclusive na área do estacionamento.

Comércio

Segundo o Sindicato do Comércio Varejista e dos Lojistas de Belém, o comércio de rua poderá funcionar das 9h às 17h nesta quinta-feira, dia 1° de abril, na Sexta-feira Santa, no sábado e no domingo.
Em decorrência do feriado da Semana Santa, a Central de Abastecimento do Pará (Ceasa) informou que o mercado central do Entreposto não irá funcionar nesta quinta-feira, dia 1° de abril,, voltando às suas atividades normais na sexta-feira, na qual funcionará de 22h às 9h.

De acordo com a Secretaria Municipal de Economia (Secon), as feiras e mercados municipais vão funcionar normalmente. Os servidores da Secon darão suporte a esses espaços públicos em regime de plantão.

Bancos

Segundo informou o Sindicato dos Bancários do Pará, as agências bancárias funcionarão normalmente nesta quinta-feira, dia 1° de abril. Já na sexta-feira, sábado e domingo, todas as agências estarão fechadas.

Órgãos públicos municipais

A Prefeitura Municipal de Belém (PMB) informou que, em virtude do feriado da Semana Santa, está decretado ponto facultativo nesta quinta-feira, 1º de abril, em todas os órgãos públicos municipais, excetuando unidades e órgãos considerados essenciais para a população.

Os hospitais de Prontos-Socorros Mário Pinotti (Umarizal) e Humberto Maradei Pereira (Guamá), assim como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Icoaraci, Sacramenta, Terra Firme, Marambaia e Jurunas, o Hospital Geral de Mosqueiro, Central de Leitos e demais unidades que atendem urgência e emergência funcionarão normalmente em regime de plantão.

A Guarda Municipal de Belém (GMB) irá atuar com seu efetivo diário nos postos fixos e rondas em toda a capital e distritos.

Os serviços da Alta complexidade da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), como os abrigos e o Serviço de Proteção em Situação de Calamidade Pública e Emergencial (Sicape), funcionam 24h.

O serviço de iluminação pública, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), funcionará em esquema de plantão e pode ser acionado pela população por meio do telefone 0800-400-0300, apenas recebendo ligação de números fixos.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) informou que manterá fechados seus postos de atendimento ao público no Bel Fácil (Parque Shopping) e Estação Cidadania (Pátio Belém), até o dia 2 de abril. O recebimento de documentos físicos continua suspenso na sede da Superintendência, mas podem ser encaminhados via e-mail oficiosemob@gmail.com. 

O atendimento ao público da Defesa Civil estará suspenso durante o ponto facultativo e feriado. No entanto, o atendimento em situações emergenciais será mantido.

A Prefeitura de Marituba decretou ponto facultativo na quinta-feira, dia 1, em virtude do feriado da semana santa. Porém, a medida abrange apenas os chamado serviços não essências, ou seja, estão fora dessa medida o Hospital de Urgência e Emergência Doutor Augusto Chaves, a Central de Leitos Municipal, Central de Ambulâncias Municipal, o SAMU, a Unidade de Pronto Atendimento(UPA), usina de asfalto e serviços de saneamento, terraplenagem, asfaltamento e tapa buracos.
 

Já em Ananindeua, a Prefeitura desse município afirmou que o atendimento presencial nas secretarias estarão suspensos nesta quinta, sexta, sábado e domingo, período da Sexta-Feira Santa. Apenas serviços considerados essenciais estarão funcionando, como os relacionados à saúde, trânsito, transporte, segurança e limpeza pública. A Prefeitura de Ananindeua esclareceu ainda que, no dia 1° de abril, o Parque Antônio Danúbio estará funcionando das 8h às 17h e o Parque Seringal das 7h às 18h. Entre os dias 2 e 4 de abril, ambos estarão fechados.

Órgãos públicos estaduais

A Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) retomou o funcionamento dos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) nesta terça-feira, dia 30 de março. Os atendimentos presenciais são voltados à intermediação de mão de obra e seguro-desemprego. Nos postos localizados nas Estações Cidadania do Guamá e de Icoaraci, o atendimento está ocorrendo das 09 às 13 h, enquanto nos postos dos shoppings Bosque Grão-Pará, Pátio Belém e Metrópole o atendimento ocorre das 11 às 15 h. A Seaster reforça que mantém os atendimentos via telefone e e-mail, pelos contatos: (91) 3239-1430 e sinesddte@gmail.com

Segundo o Hemopa, nesta quinta-feira, dia 1° de abril, haverá coleta de sangue apenas na sede do Hemopa, na Batista Campos, em Belém. O atendimento será das 7h30 às 17h. As demais unidades não funcionarão (Abaetetuba, Altamira, Capanema, Castanhal, Marabá, Redenção Santarém e Tucuruí). Já na Sexta-feira Santa, todas as unidades do Pará estarão fechadas ao público. No sábado, dia 3, haverão atendimentos na sede do Hemopa e na unidade de coleta do Shopping Castanheira, em Belém, que funcionarão das 7h30 às 17h; e no Hemopa Marabá, das 7h30 às 15h.

Espaços de lazer municipais e estaduais

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) informou que o Bosque Rodrigues Alves continuará fechado durante todo o feriado da Semana Santa.

Já a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) disse que espaços como parques, museus e equipamentos afins estão fechados à visitação na sextas-feiras, sábados, domingos e segundas-feiras. Tal medida é anterior ao lockdown e busca cumprir o decreto governamental, que dispõe sobre novas ações de prevenção à Covid-19 e sobre o bandeiramento vermelho na Região Metropolitana de Belém (RMB).

Na Estação das Docas, até o dia 5 de abril, a orla e as lojas funcionarão das 10 às 20h, enquanto que restaurantes, lanchonetes e sorveterias funcionarão das 10h às 18h.

Já o Mangal das Garças e o Parque do Utinga não estarão abertos ao público entre os dias 2 e 5 de abril.
 

Bares, Balneários, Praias, Boates e similares

De acordo com as medidas previstas pelo Decreto Estadual 800/2020 às regiões em bandeiramento vermelho, permanecerão fechadas praias, balneários e igarapés às sextas, segundas-feiras, sábados, domingos e feriados. Da mesma forma, ficam proibidos bares, boates, casas noturnas, casas de shows e estabelecimentos similares.

Igrejas e Instituições Religiosas

Ainda de acordo com o Decreto Estadual 800/2020, é permitido o funcionamento de instituições religiosas, desde que sejam cumpridos o distanciamento social e a ocupação máxima de apenas 50% da capacidade dos ambientes.

Shoppings

-Shopping Bosque Grão-Pará:
Dias 1, 3 e 4 de abril:
Lojas: das 11h às 20h

Praça de Alimentação, Restaurantes, Cafeterias, Sorveterias e Quiosques de alimentação: das 11h às 18h. Obs: Lotação máxima permitida de 50% da capacidade, Take away até às 20h e Delivery das 11h às 22h

Academia: Conforme programação, sem atividade coletiva e por agendamento.

Entretenimento e Lazer: das 12h às 20h

Cinema e Teatro: fechados

Dia 2 de abril:
Lojas: das 11h às 20h

Praça de Alimentação, Restaurantes, Cafeterias, Sorveterias e Quiosques de alimentação: das 11h às 18h. Obs: Lotação máxima permitida de 50% da capacidade, Take away até às 20h e Delivery das 11h às 22h

Entretenimento e Lazer: das 11h às 20h
Academia: fechada

Cinema e Teatro: fechados

-Shopping Castanheira:
Dias 1, 2, 3 e 4 de abril:

Lojas: das 11h às 20h 

Academia: das 06h às 20h 

Alimentação: das 11h às 18h Obs: Lotação máxima permitida de 50% da capacidade, Take away até às 20h e Delivery até às 22h

Cinemas: Fechados 

-Shopping Metrópole Ananindeua:

Dia 2 e 3 de abril:

Lojas: das 11h às 20h
Alimentação: das 11h às 18h. Obs: Lotação máxima permitida de 50% da capacidade e Take away das 18h às 20h.

Dia 4:
Lojas: das 12h às 20h
Alimentação: das 12h às 18h. Obs: Lotação máxima permitida de 50% da capacidade e Take away das 18h às 20h.


-Parque Shopping:
Dia 1 de abril:
Lojas: das 11h às 20h.
Alimentação: das 11h às 18h. Obs: Lotação máxima permitida de 50% da capacidade, Take away até às 19h e Delivery das 11h às 22h
Academia Selfit: das 6h às 20h. Obs: com horário das 13h às 14h, exclusivo para alunos com idade maior de 60 anos
Cinema: fechado

Dia 2 de abril:
Lojas: fechadas.
Alimentação: 12h as 18h. Obs: Lotação máxima permitida de 50% da capacidade, Take away até às 19h e Delivery das 11h às 22h
Academia Selfit: 8h às 14h.
Delivery de alimentação: 11h as 22h.


Dia 3 de abril:
Lojas: das 11h às 20h.
Alimentação: das 11h às 18h. Obs: Lotação máxima permitida de 50% da capacidade, Take away até às 19h e Delivery das 11h às 22h
Academia Selfit: das 8h às 14h
Cinema: fechado

Dia 4 de abril:
Lojas: 12h às 20h.
Alimentação: das 12h às 18h. Obs: Lotação máxima permitida de 50% da capacidade, Take away até às 19h e Delivery das 11h às 22h
Academia Selfit: das 8h às 14h

 

-Shopping Pátio belém
Dia 2:
Lojas: 11h às 20h.
Alimentação: das 11h às 18h. Obs: Lotação máxima permitida de 50% da capacidade, Take away até às 18h e Delivery às 22h
Academia: das 6h às 20h
Padaria: das 8h às 20h
Cinema: fechado

Dia 3:
Lojas: 11h às 20h.
Alimentação: das 11h às 18h. Obs: Lotação máxima permitida de 50% da capacidade, Take away até as 20h e Delivery até as 22h
Academia: das 6h às 20h
Padaria: das 8h às 20h
Cinema: fechado

Dia 4:
Lojas: 12h às 20h.
Alimentação: das 12h às 18h. Obs: Lotação máxima permitida de 50% da capacidade, Take away até as 20h e Delivery até as 22h
Academia: das 9h às 15h
Padaria: das 8h às 20h
Cinema: fechado

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM