CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Vacinação para idosos que não podem sair de casa não terminará dia 7

Titular da Sesma pede calma e diz que as pessoas com mais de 85 anos serão todas imunizadas

Dilson Pimentel
fonte

Para os idosos que estão sendo vacinados em suas casas, por causa da dificuldade de locomoção, a imunização não terminará no próximo domingo (dia 7). Foi o que afirmou, nesta quarta-feira (4), em entrevista à Redação Integrada, o secretário de Saúde de Belém, Maurício Bezerra. Para que possam ser vacinadas, essas pessoas, com 85 anos ou mais, poderão fazer seu cadastro pela internet.

"O endereço é o seguinte: belemvacinada.com.br. Ao abrir o site, a pessoa vai até o link 'cadastre-se', onde preencherá as informações solicitadas. Uma vez feito, o cadastro é recebido pelo Departamento de Vigilância à Saúde da Sesma. Feito o cadastro, os agentes de saúde vão confirmar a veracidade da informação. Para tanto, no dia seguinte eles irão à casa da pessoa idosa. Em média, o intervalo entre o cadastro na internet e a vacinação é de dois dias ou três dias", afirmou o secretário Maurício Bezerra.

A vacinação para os idosos a partir de 85 anos começou na terça-feira (3) e irá até dia 7. Mas, para os idosos que não podem sair de suas casas, a vacinação em domicílio continuará até que todas as pessoas nessa faixa etária sejam imunizadas, garantiu. “Ela se cadastra no sábado (6). E, na segunda-feira (8), o agente de saúde vai na casa dela, confirma os dados e a vacina será na terça (9)”, disse. O secretário citou o caso de uma senhora que fez o cadastro dela na quarta-feira (3). “Hoje (quinta-feira, 4), já foi confirmado tudo. E, amanhã (sexta-feira, 5), ela será vacinada às 9 horas”, afirmou.

O titular da Sesma disse que foi feito um levantamento prévio para quantificar as pessoas com 85 anos ou mais que vão receber o imunizante. “E, oficialmente, a partir de primeiro de janeiro, começamos a trabalhar com esse processo logístico de vacinação. Não precisa ninguém se apressar”, contou. Ele acrescentou que a Sesma tem a quantidade de vacinas para imunizar todos os idosos nessa faixa etária.

Secretário pede a idosos que mantenham todos os cuidados e tenham calma

“Não precisa ir para os postos (de vacinação) às 4 da manhã. Pode ir com calma, que vai ser vacinado”, completou. Em Belém, há 13 pontos de vacinação no centro da cidade, dois em Mosqueiro, um em Outeiro e um em Icoaraci. Dos 13, seis são drive-thru. São eles: UFPA – Hangarzinha; Fibra; Mangueirinho; Aldeia (Amazônica); Unifamaz; UEPA Escola de Enfermagem; Cassazum. Mesmo no drive-thru, as pessoas que estão a pé também vão ser vacinadas. A diferença é que, quem estiver no carro, não precisa descer do veículo.

 A vacinação para os 12 mil idosos acima de 85 anos continuará até o próximo domingo, dia 7 de fevereiro. Os postos funcionam das 9 às 18 horas. Para receber o imunizante, os idosos devem apresentar o RG, CPF e comprovante de residência. Já os idosos acima de 85 anos com dificuldade de mobilidade continuarão serão vacinados em casa, mesmo após o dia 7 de fevereiro e após a realização daquele cadastro.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM