UPA será inaugurada na Marambaia neste domingo

Unidade funcionará 24 horas por dia, com atendimento em especialidades como clínica médica, pediatria clínica, traumatologia e odontologia

Eduardo Rocha

Como suporte estrutural para a rede de urgência e emergência do Município de Belém, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) João Menezes será inaugurada no bairro da Marambaia neste domingo, 12, data do aniversário de 404 anos de fundação da Cidade de Belém, às 15h30. O prefeito Zenaldo Coutinho presidirá a entrega da unidade, que possibilitará a ampliação do atendimento de pacientes que necessitam de procedimentos de média complexidade.

Construída em uma área de 1.500m², a UPA contará com atendimento em especialidades de clínica médica, pediatria clínica, traumatologia e odontologia. Como informa a Prefeitura Municipal, serão disponibilizados também exames de urgência de radiologia, eletrocardiografia e exames laboratoriais. Todos os atendimentos funcionarão mediante classificação de risco, de acordo com o grau de gravidade.

 A UPA João Menezes funcionará 24 horas por dia, na rua Maravalho Belo, sem número, próximo à caixa d’água da Cosanpa, no bairro da Marambaia, com serviços de urgência e emergência.

Alcance

Na avaliação do secretário municipal de Saúde, Sérgio Amorim, a UPA João Menezes é mais um avanço da gestão municipal para uma saúde pública de qualidade. “Esta é uma obra de grande alcance para a Marambaia e os demais bairros às proximidades. É um ganho para a cidade de Belém, que terá mais uma Unidade totalmente nova, moderna e completamente adequada segundo as normas do Ministério da Saúde”, destacou.

Assim como as demais UPAs de Belém, situadas nos bairros da Terra Firme e Sacramenta, entregues pela gestão de Zenaldo Coutinho, e no Distrito de Icoaraci, que já existia anteriormente, a unidade hospitalar de média complexidade da Marambaia possui o perfil de porte 3, com a capacidade de cobertura de 201 a 300 mil habitantes por área de influência, e atendimento de cerca de 200 pacientes por dia, com serviço 24 horas, além do atendimento em sala vermelha para os casos com risco de morte.

O vigia Lucivaldo dos Santos Modesto, que mora em frente a UPA, disse estar ansioso para a entrega da Unidade. “Antigamente, esse local era inabitável e sem utilidade nenhuma, e quando eu precisava de atendimento médico recorria a outro local, aqui próximo, mas com a UPA em frente à minha casa vai ser muito melhor. Domingo, após a inauguração, esperamos que a UPA traga muitos benefícios para quem mora no bairro e no entorno”, disse. As UPAs  servem de suporte também às unidades de atenção básica.

Com a inauguração da UPA João Menezes, a Prefeitura garantirá atenção ao contingente populacional da área do Distrito Administrativo do Entroncamento (Daent), que envolve dez áreas, dentre elas Marambaia, Souza, Águas Lindas, Mangueirão e Val-de-Cães.

Homenagem

A UPA recebeu o nome do senador paraense João Menezes, bacharel em Direito, advogado e professor, que foi eleito deputado estadual, em duas vezes; e sete vezes deputado federal, sendo eleito por voto direto, primeiro suplente de senador, em 1982, e senador do Pará de 1986 a 1991.

João Menezes foi um grande incentivador, benfeitor e apaixonado pelo bairro da Marambaia, inclusive, doou há muitos anos, ao Município de Belém, parte do terreno, onde passa hoje a avenida Tavares Bastos. Ele escolheu o bairro da Marambaia para morar, por vários anos, permanecendo nesse local até o seu falecimento.

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM BELÉM