Unidades de saúde de Belém ficam lotadas em busca de teste para covid-19
Algumas unidades, no entanto, demoraram até receber os testes. Outras informaram que não estavam fazendo testes. Usuários estão confusos.

A prefeitura de Belém disponibilizou nas Unidades Básicas de Saúde e nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) as testagens de Covid-19. São oito UBS para atender casos leves e cinco UPA para os casos graves. Quem procurou fazer o teste na manhã desta terça-feira (18) encontrou unidades lotadas, filas, além de reclamações sobre a demora dos testes.
VEJA MAIS
Na UPA do Jurunas as filas para protocolo, triagem com equipe de enfermagem eram longas. Terezinha Ramos, 50 anos, havia acabado de sair da triagem e foi informada que os testes ainda não estavam disponíveis. Ela está há uma semana com sintomas que indicam Covid ou gripe e a pedido da sua contratante foi fazer o teste.
"Eu sou diarista e a minha patroa mandou eu fazer o teste. Estou uma semana com dor de cabeça, febre, tosse e dor no peito. Ela me passou uma medicação e vou fazer o teste. Mas lá dentro a enfermeira disse que está aguardando a chegada dos testes", explicou.
O funcionário público Brás Trindade, de 52 anos, acompanhou a esposa na manhã de segunda (17) para fazer o teste, após o resultado positivo resolveu voltar com o filho para tirar as dúvidas da família. Ele conta que aguarda desde às 5h30, passou pela triagem e até às 10h não conseguiu fazer a testagem, aguarda a abertura da sala de coleta.
"Minha esposa testou positivo para a Covid ontem. E ontem estava lotada aqui, só que foi mais rápido. Estou desde as 5h30 da manhã aqui, já são 10h, e nada. Eu sou o primeiro da fila e o meu filho o segundo. Estamos aguardando para ver se o teste vai dar positivo ou negativo para a Covid", finalizou.
Já na Unidade básica de saúde do Barreiro I, localizada na passagem Mirandinha, 367, o movimento estava tranquilo. A testagem acontecia em uma sala logo na entrada e sem fila de espera até o 12h, que chegou após esse horário era orientado a consultar e voltar a partir das 14h para a testagem.
Marlene Almeida, de 55 anos, mora no bairro da Batista Campos, mas a unidade mais próxima estava lotada, por isso procurou a UBS Barreiro I. "Era o mais livre, aqui tá mais tranquilo. Eu estava sentindo dor de cabeça, coriza, etc. Mas fiz o teste e deu negativo. Ontem eu peguei chuva e pode ter piorado. Passei 10 dias com gripe", revelou a mulher.
"Eu acho ótimo que tenha toda essa testagem, porque se pessoa positivar, ela vai poder ficar em casa, se cuidar e não passar para os outros. Se eu desse positivo iria ficar em casa, para me cuidar e cuidar dos outros", finalizou.
Apesar da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) informar que todas as unidades de saúde estão realizando a testagem, na UBS da Sacramenta a enfermeira do local informou que a unidade não está realizando os testes e que somente estão disponíveis nas unidades listadas que seriam oito UBS e cinco UPA.
Sobre a falta de testagem, lista correta de locais e demora nos atendimentos, a Sesma foi contatada para esclarecimentos.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA