CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Unidade de saúde da Terra Firme amanhece alagada; problema é recorrente há um ano

As atividades da unidade foram canceladas após as instalações serem tomadas pelas águas do temporal de quarta 

Vitória Reimão
fonte

Na manhã desta quinta-feira (19), o alagamento das instalações da Unidade de Saúde da Família (UFS) do bairro da Terra Firme, localizada na rua 27 de Setembro, prejudicou as atividades do posto. O problema também cancelou uma comemoração no local: a comunidade planejava realizar uma homenagem aos clínicos, pelo Dia do Médico (18). Ao chegar pela manhã à unidade de saúde, porém, todos foram surpreendidos pelo resultado das fortes chuvas da noite anterior. 

A esteticista Jhenifer Cardoso encaminhou um vídeo para a equipe do Você Repórter, mostrando todas as salas invadidas pelas águas. A denunciante diz que o problema sempre ocorre em períodos chuvosos. "O atendimento não era aqui, ficava em um prédio de três andares na avenida Perimetral. Mas quando mudou para essa unidade, em 2022, o transtorno começou", detalha. 

VEJA MAIS:

image Belém volta a apresentar alagamentos com a chuva na tarde desta quarta (18)
Chuvas fortes em Belém e queda de granizo devem continuar, diz Inmet

image Comunidade da passagem Napoleão Laureano, no Guamá, reclama de alagamentos crônicos
As denúncias dizem que a passagem não recebe manutenção há mais de dois anos

image Morador denuncia alagamentos na travessa Quintino Bocaiúva, em Belém
Uma família já teria perdido vários móveis por conta da invasão das águas em sua residência

Segundo as denúncias da comunidade, os alagamentos constantes estão impossibilitando o trabalho dos profissionais da unidade. A situação gerou o cancelamento de atendimentos a usuários, que precisam ir a outros locais ou esperar que a unidade possa voltar a realizar suas atividades novamente. Os servidores já tinham alertado a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) sobre o problema, mas, até o momento, nenhuma manutenção ou reformas foram feitas no local. 

Jhenifer mora próximo à unidade e diz que a comunidade se sente prejudicada com a falta de serviços, devido às enchentes. "Esse problema é antigo. Fui em busca de atendimento e me deparei com essa situação. Fiquei indignada", ressalta. 

Sobre a comemoração pelo Dia dos Médicos, a esteticista informou que os funcionários realizaram a celebração em frente à casa de um usuário. "Me sinto totalmente prejudicada, pois pagamos nossos impostos para receber o que está previsto na Constituição, que é o direito à saúde! Queremos que as atividades sejam remanejadas para outro local ou que façam as manutenções necessárias", reclama Jhenifer.

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) informou, por nota, que já alugou um novo prédio para abrigar a unidade de saúde. O prédio atual onde a unidade funciona sofre com os alagamentos, durante as fortes chuvas.

"O novo prédio está passando por adaptações para poder funcionar como unidade de saúde. A Sesma reforça ainda que uma equipe esteve no prédio atual para fazer a limpeza. O espaço voltará a atender a população nesta sexta-feira, 20", comunicou. 

(Vitória Reimão, estagiária sob supervisão de Lázaro Magalhães, coordenador do caderno de Cidades)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM