UFPA inaugura Centro de Internacionalização nesta quarta-feira (05)

O espaço vai abrigar atividades de divulgação de culturas estrangeiras, de ensino de línguas e de apoio à cooperação acadêmica e científica.

João Thiago Dias
fonte

Será inaugurado, nesta quarta-feira (05), às 10h, o Centro de Internacionalização da Universidade Federal do Pará (UFPA), que vai abrigar atividades de divulgação de culturas estrangeiras, de ensino de línguas e de apoio à cooperação acadêmica e científica. A cerimônia de inauguração será realizada no bloco G do setor básico da UFPA campus Guamá, em Belém. O novo espaço, que é uma iniciativa da Reitoria e da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), será sediado nos blocos E e G do campus Guamá.

Na composição do Centro de Internacionalização estão: Cátedra “João Lúcio de Azevedo” (Camões, I.P. | UFPA); Casa de Estudos Germânicos (CEG); Centro de Recursos Didáticos de Espanhol (CRDE); coordenação do Programa Idioma sem Fronteiras na UFPA; Casa de Estudos Francófonos; Casa Brasil-África; e um espaço para atendimento do Instituto Confúcio. 

As salas desses órgãos vão funcionar no Bloco E, que também vai abrigar um escritório para a recepção de pesquisadores e estudantes estrangeiros. No Bloco G, vão funcionar a coordenação do Centro de Internacionalização e seis salas para exposições, palestras, aulas de cursos de idiomas e outras atividades a serem promovidas pelo Centro. "Ele contribuirá, portanto, para a promoção do multiculturalismo na UFPA e para o fortalecimento da ciência aqui desenvolvida”, destacou o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho.

A criação do Centro de Internacionalização integra a política institucional de fomento e desenvolvimento da projeção internacional da Universidade. Entre as ações dessa política, estão a composição de um Comitê de Internacionalização; a oferta de diversos cursos de idiomas, como o de mandarim, cuja primeira turma na UFPA foi iniciada em 2019; o Programa de Apoio à Cooperação Interinstitucional (PACI); o incentivo à criação da Associação dos Estudantes Estrangeiros (AEE) da UFPA, entre outras iniciativas.  

A pró-reitora de Relações Internacionais da UFPA, professora Marília de Nazaré de Oliveira Ferreira, ressaltou que o Centro de Internacionalização da UFPA foi pensado estrategicamente pela Administração Superior, para reunir todas as representações internacionais já existentes (e que vierem a existir) na Universidade. 

"Com a missão de acolher a comunidade internacional (que inclui todos os estudantes de graduação e de pós-graduação, pesquisadores e professores), atuando como principal setor de ligação dos estrangeiros para aconselhamento sobre adaptação cultural, conexões e apoio acadêmico, o Centro fará a ponte entre os estrangeiros e as faculdades, programas de pós-graduação, núcleos e institutos, agências governamentais e outros serviços na UFPA", disse.

"O Centro inaugura um novo momento da internacionalização na Universidade, consolidando-a como uma universidade internacional que tem as portas abertas para receber comitivas, eventos, cursos de línguas estrangeiras e outras atividades internacionais", detalhou a professora Marília de Nazaré.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM