CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Lua azul: superlua de Esturjão pode ser observada em Belém nesta segunda; veja horário e locais

As superluas são as maiores e mais brilhantes luas cheias que acontecem quando a Lua está muito próxima da Terra

O Liberal
fonte

A Superlua de Esturjão pode ser vista em todo o Brasil nesta segunda-feira (19). Em Belém, o fenômeno poderá ser observado na orla da Universidade Federal do Pará e no Planetário.

As superluas são as maiores e mais brilhantes luas cheias que acontecem quando a Lua está muito próxima da Terra. Essa variação na distância da Lua à Terra ocorre pelo formato elíptico da órbita lunar. Esse evento ocorre uma vez a cada dois anos.

O nome "Lua de Esturjão" é dado à Lua Cheia de agosto, seja ela uma Superlua ou não. Esses apelidos foram criados pelos povos nativos norte-americanos com base em períodos de colheita e suas próprias tradições - assim como a Lua dos Cervos. No caso da "Lua de Esturjão", ela faz referência ao peixe esturjão, que era pescado em grande quantidade nos Grandes Lagos dos Estados Unidos nessa época do ano.

O evento astronômico vai ocorrer durante toda a noite desta segunda-feira (19) e o Núcleo de Astronomia da Universidade Federal do Pará (Nastro/UFPA) colocará à disposição do público um conjunto de telescópios para observar e registrar (com fotografias) este lindo fenômeno.

As observações astronômicas serão feitas gratuitamente, no Campus Universitário do Guamá, Setor Básico, das 18 às 21 horas. Mas especificamente, as observações serão realizadas em frente ao prédio denominado "Espaço de Ensino Mirante do Rio".

A observação depende de condições climáticas favoráveis e pode ser cancelada se essas condições não forem atendidas.

VEJA MAIS

image Chuva de Meteoros e Superlua: saiba quais são os fenômenos astronômicos de agosto e como ver
O oitavo mês do ano promete ser um espetáculo para os amantes de astronomia. Tanto especialistas quanto os observadores amadores poderão admirar eventos celestiais incríveis

image Superlua Azul: confira simpatias, banhos e oração para fazer durante o fenômeno
Saiba como aproveitar o fenômeno da Lua Azul para conseguir dinheiro, amor e conexão espiritual

image Superlua de esturjão: saiba o que é e como observar o fenômeno astronômico nesta quinta (11)
A superlua de esturjão será a terceira e última superlua do ano; Astro estará maior e mais brilhante que o normal

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física da UFPA e coordenador geral do Nastro/UFPA, Luís Crispino falou sobre esse evento. "É sempre uma grande satisfação poder promover observações astronômicas para a população paraense", disse.

Ele explicou que o Nastro/UFPA tem um conjunto expressivo de telescópios que são colocados a serviço do público em geral. "No ano passado, por exemplo, levamos telescópios para São Félix do Xingu, um deles para uma aldeia indígena, para observar o eclipse anular do sol ocorrido em 14 outubro de 2023. Foi fantástico", afirmou. 

Este ano, durante a Reunião Anual da SBPC, na UFPA, o Nastro montou telescópios na orla do rio Guamá, durante o período de 8 a 13 de julho, "quando recebemos pessoas de todo o Brasil. Agora é a vez da Superlua. Esperamos novamente contar com um expressivo número de pessoas, de todas as faixas etárias, para celebrarmos juntos mais este espetáculo da natureza", afirmou o professor Luís Crispino.

Dúvidas frequentes

Terá um ponto de encontro?

Não terá pronto de encontro, mas aconselhamos que a entrada seja feita pelo Portão 2 da UFPA.

Posso levar cadeiras?

Sim. O Nastro aconselha que as pessoas levem cadeiras de praia ou de plástico.

Por qual portão da UFPA devo entrar?

A entrada poderá ser feita por qualquer portão da UFPA.

Site do NASTRO/UFPA: www.nastro.ufpa.br
E-mail: nastro.ufpa@gmail.com
Instagram: @nastro_ufpa
Facebook: https://www.facebook.com/NastroNucleoDeAstronomia

Planetário

Em Belém, o Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA), vinculado à Universidade do Estado do Pará (Uepa), vai promover a observação da superlua. O Planetário do Pará vai disponibilizar telescópios para que o público possa ver detalhes da lua, um satélite natural que crateras e manchas.

Serviço

Observação da superlua

Segunda-feira (19), das 19 às 21h, no Centro de Ciências e Planetário do Pará – Rodovia Augusto Montenegro, s/n, km 3, ao lado do Mangueirinho. Entrada gratuita.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM