Superlua de esturjão: saiba o que é e como observar o fenômeno astronômico nesta quinta (11)
A superlua de esturjão será a terceira e última superlua do ano; Astro estará maior e mais brilhante que o normal
A última superlua deste ano poderá ser vista em todo o Brasil nesta quinta-feira (11). O evento astronômico é o terceiro do ano e marca o dia em que a lua aparecerá maior e mais brilhante do que o normal. Não será necessário utilizar equipamentos para a observação, apenas torcer para que as condições climáticas estejam favoráveis.
Para observar o fenômeno, é necessário apenas que as condições climáticas estejam favoráveis, sem nuvens. Em Belém, a lua irá nascer às 18h13 e já poderá ser observada.
VEJA MAIS
A explicação para este fenômeno é simples: a lua está próxima ao seu perigeu, o ponto mais próximo da Terra durante sua órbita. A superlua de agosto é chamada de “superlua de esturjão”, por ser a época do ano em que o peixe é encontrado em maior quantidade nos Grandes Lagos da América do Norte.
Além desta, tivemos outras duas superluas em 2022: a “superlua de morango”, em junho, e a “superlua dos cervos”, em julho.
O termo surgiu em 1979 e é usado fora do meio acadêmico para referenciar o momento em que a lua cheia está próxima de seu perigeu. Não é um fenômeno raro, mas interessante de se observar.
(Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA