SipamHidro: conheça a ferramenta que auxilia na previsão de cheias na Amazônia

O evento de apresentação da plataforma ocorrerá em evento do Censipam em Belém, nesta quinta (10) e sexta (11)

Da Redação

O evento "Pré-Cheia 2022 - Análise e Prognóstico para 2023", a ser realizado em Belém nesta quinta (10) e sexta-feira (11), às 10 horas, em promoção do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), servirá para promoção da plataforma Sistema Integrado de Monitoramento e Alerta Hidrometeorológico (SipamHidro). Esse instrumento tem foco no fornecimento de informações de monitoramento e na previsão, tanto dos níveis dos rios quanto das condições climáticas, na Região Amazônica. O Censipam integra o Ministério da Defesa (MD), e, na ocasião, serão difundidas as análises e os prognósticos gerados pela plataforma digital.

VEJA MAIS

Chuvas com trovoadas vão persistir sobre Belém, aponta Sipam
Previsão é de chuvas fortes na RMB nos próximo três meses

COP 27: Lula se encontra na próxima quarta com governadores da Amazônia
Agenda do Consórcio Interestadual Amazônia Legal tem momento com Lula, que confirmou primeira viagem internacional após eleição

Crianças são as mais afetadas por mudanças climáticas; entenda por que região Norte lidera riscos
O levantamento foi apresentado pela Unicef e mostra, ainda, a necessidade de definir estratégias para mudar a situação

O SipamHidro agrega um conjunto de ferramentas tecnológicas, metodologias e procedimentos operacionais, todos integrados a um banco de dados, capaz de produzir informações de riscos ambientais (enchentes, inundações e acompanhamento de tempestades severas) às populações ribeirinhas e dos grandes centros urbanos da Amazônia. O Sistema é composto pelos módulos Níveis dos Rios, Reservatórios de Usinas Hidrelétricas, Estimativa de Chuva, Enchente e Inundação, Radar Meteorológico, Previsão de Chuva, Descargas Atmosféricas, Estação Meteorológica e Satélites.

Salvar vidas

“Essa geração de informações possibilita às autoridades federais, estaduais e municipais a adoção de medidas que contribuam para salvar vidas e preservar bens materiais”, destaca o coordenador operacional de Hidrologia do Censipam em Belém (PA) e um dos palestrantes do evento, Flávio Altieri dos Santos. Segundo ele, a ferramenta pode, também, auxiliar gestores locais no mapeamento das áreas de inundações e na identificação e cadastro de potenciais moradores que necessitem de auxílio.

Como destaca Edileuza de Melo Nogueira, coordenadora-geral de Monitoramento Ambiental do Censipam, o módulo Enchente e Inundação está disponível para ser utilizado pelas Defesas Civis da Amazônia. Em dez municípios de cinco estados ꟷ São Miguel do Tocantins (TO); Porto Velho, em Rondônia (RO); Manaus, no Amazonas (AM); Santarém, Marabá, Óbidos e Parauapebas, no Pará (PA); Imperatriz, Pedreiras e Trizidela do Vale, no Maranhão (MA) ꟷ, a Defesa Civil já utiliza a ferramenta para acompanhar o comportamento do nível dos rios e identificar possíveis áreas de inundação. A previsão é que esse acompanhamento no SipamHidro seja disponibilizado para cerca de 60 municípios em 2023.

Programação

O Pré-Cheia 2022 terá formato híbrido e será realizado no Centro Regional do Censipam, na capital paraense, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do órgão no YouTube. A programação inclui mesas-redondas e palestras que abordarão, entre outros temas, as condições atuais para níveis dos rios e reservatórios das usinas hidrelétricas em funcionamento na Amazônia, assim como o prognóstico da cheia dos principais rios da Amazônia para o ano de 2023.

Entre os participantes e parceiros do evento, estão integrantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), da Marinha do Brasil (MB), do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e da Defesa Civil do Estado do Pará.

Para se inscrever e conferir a programação, os interessados devem acessar a página do evento. A inscrição é gratuita e serão disponibilizados certificados.

Serviço

• Evento: Pré-Cheia 2022 – Análise e Prognóstico para 2023.

• Data e horário: 10 e 11 de novembro, às 10h.

• Local: Centro Regional de Belém – CR/BE – Avenida Júlio Cesar, nº 7.060.

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM