Sete gatos vítimas de maus-tratos são resgatados de imóvel abandonado em Belém
O resgate foi feito após denúncia anônima que apontava a presença de, ao menos, 25 animais em condições insalubres no imóvel desocupado

Sete gatos foram resgatados em uma casa abandonada na rua Gaspar Viana, no bairro do Reduto, na tarde desta quinta-feira (3). O resgate foi feito após denúncia anônima que apontava a presença de, ao menos, 25 animais em condições insalubres no imóvel desocupado. Os animais resgatados estavam visivelmente famintos e em situação de maus-tratos.
De acordo com a denúncia, o local pertence a uma empresa de telecomunicações e estava há meses fechado. Para acessar a residência e salvar os animais, foi necessário arrombar uma grade de proteção. O resgate foi feito pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (Sepda), em parceria com a Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa),
Após serem retirados do local, os gatos foram encaminhados ao Hospital Veterinário Municipal Dr. Vahia, onde passaram por avaliação veterinária e receberam os primeiros cuidados. O caso será investigado pela Demapa. Após os cuidados necessários, os gatos resgatados ficarão disponíveis para adoção responsável.
A titular da Sepda, Eliana Uchôa, destacou a importância da colaboração da população para combater os maus-tratos e garantir a proteção dos animais. “Esse resgate só foi possível graças à denúncia feita por alguém que se preocupou com o bem-estar dos animais. A participação da sociedade é fundamental para que possamos agir com rapidez e garantir a vida desses seres que muitas vezes estão invisíveis aos olhos do poder público”, afirma.
Em casos de maus-tratos contra animais, na capital, é possível acionar o Disque Denúncia (181), que funciona 24 horas. Também é possível contatar diretamente a Demapa pelo telefone (91) 3238-1225, em horário comercial, ou comparecer pessoalmente na sede da divisão, localizada na avenida Augusto Montenegro, nº 155.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA