CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Sesma começa a fazer testes rápidos para a covid-19 no centro comercial

Amostragem iniciou esta manhã pela rua João Alfredo, onde ambulantes estão sendo testados

Dilson Pimentel e Fábio Costa
fonte

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) iniciou na manhã desta sexta-feira (26) os testes de covid-19 que permitirão fazer um estudo de prevalência da doença causada pelo coronavírus em Belém. Ao todo, a Prefeitura Municipal de Belém prevê fazer 40 mil testes rápidos. A amostragem iniciou esta manhã pela rua João Alfredo, no centro comercial da capital, onde ambulantes estão sendo testados.  

Os testes rápidos têm a especificação IgG/IgM (Covid-19). O estudo epidemiológico previsto para a capital começará como um piloto. A ação de hoje faz parte da primeira fase, voltada a amostragens do centro comercial. A aplicação desses testes estava agendada para começar ainda na segunda-feira (22), mas não se concretizou. 

Exames reforçam saúde de trabalhadores


Elivaldo Menezes Moura tem 52 anos e há 30 atua como ambulante no centro comercial de Belém. Ele gostou da iniciativa de fazer testes rápidos. E explicou: no mercado informal, e por vários fatores, os trabalhadores têm dificuldades de procurar atendimento médico.

“Só procura quando já está com a doença”, ponderou. “Esse teste foi muito bom porque veio até a gente”, disse ele, enquanto aguardava o resultado do teste. “O pessoal da saúde veio até aqui e a gente está colaborando, para ver o grau da enfermidade”

Elivaldo é sábio. Diz que, se os governantes pudessem fazer o teste "para o mundo inteiro, seria melhor". Ele sabe o que todas as autoridades em saúde e pesquisadores já entenderam: "Porque a gente teria um quadro melhor dessa doença”, completou.

Elivaldo não comentou o resultado à equipe de reportagem - que também preferiu, por respeito ao trabalhador, não ficar para expor seu quadro de saúde. Porém ele sorria antes de iniciar o teste: acredita que, “com fé em Deus”, não terá sido infectado pelo novo coronavírus. "Vamos aguardar e ver o que vai acontecer daqui par a frente. A gente está nas mãos do nosso senhor Jesus", comentou.

“A gente só procura [ajuda] quando já está com a doença. Esse teste é muito bom porque veio até a gente", diz Elivaldo Moura, que tem 52 anos e há 30 atua no centro comercial de Belém. Para ele, se os governantes pudessem fazer o teste "para o mundo inteiro, seria melhor. Porque a gente teria um quadro melhor dessa doença". Diz que, "com fé em Deus", não terá sido infectado pelo coronavírus. "Vamos aguardar e ver o que vai acontecer daqui par a frente. A gente está nas mãos do nosso senhor Jesus"

image Testagem vai amparar ações do município, diz Sesma (Fábio Costa / O Liberal)

Segunda-feira testes irão ao Ver-o-Peso


A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) informou que a partir de segunda-feira (29) os testes serão realizados com feirantes e permissionários do Ver-o-Peso. A amostragem foi eleita para se adequar aos cenários da reabertura da atividade comercial de Belém e também aso de maiores fluxos de pessoas. 

A Prefeitura Municipal de Belém diz que só concluirá o estudo após a aplicação de testes em todos os bairros da capital e região das ilhas. As pessoas testadas deverão ter faixa etária igual ou superior a 15 anos.

O objetivo é estimar o número de pessoas que já entraram em contato com o coronavírus e monitorar a evolução da covid-19 em Belém, bem como na adoção de novas estratégias no enfrentamento da covid-19 pelo poder público.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM