Semob instala semáforo onde caiu passarela, na Almirante Barroso
A medida objetiva dar segurança aos pedestres
Está operando o semáforo instalado no local onde caiu a passarela na avenida Almirante Barroso, no bairro do Souza. A informação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) é que, após o período de cura do concreto na área da ciclovia, que precisou ser rebaixada, será feita a pintura da faixa de pedestres. "Já foi implantado, de modo provisório, semáforos, para facilitar a travessia dos pedestres. Logo em seguida, a passarela deve ser recolocada", informou a Prefeitura de Belém. Agentes da Semob e apoiadores operacionais também continuarão no local para prestar orientações aos pedestres.
Reportagem feita por OLiberal.com, na segunda-feira (9), mostrou que, com a queda da passarela na avenida Almirante Barroso, em frente à sede da Polícia Federal, muitos pedestres estão se arriscando ao atravessar a pista, e o fazem em um trecho onde é intenso o fluxo de veículos. Eles contrariam, assim, a orientação dos funcionários a serviço da Semob. Estes dizem às pessoas que caminhem até a faixa de pedestres mais próxima, no cruzamento com a avenida Tavares Bastos, distante aproximadamente 200 metros do local do acidente. No entanto, os pedestres, para encurtar caminho, acabam colocando em risco suas vidas.
Na segunda-feira, primeiro dia útil após a passarela localizada na avenida Almirante Barroso, entre as avenidas Júlio César e Tavares Bastos, ter sido derrubada, fato ocorrido na noite da sexta-feira, 6, a Prefeitura de Belém continuou adotando as medidas necessárias para minimizar os transtornos causados pelo incidente. A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) solicitou à empresa terceirizada, Infinity Engenharia, que realizasse, em caráter de urgência, o isolamento dos acessos à passarela que foi derrubada, para evitar acidentes com pedestres desatentos ou curiosos. A empresa isolou as escadas de acesso, localizadas nos dois sentidos da avenida Almirante Barroso, com tapumes pintados de preto, medindo cerca de 2,1 metros de altura.
Engenheiros da Seurb também estiveram na manhã de segunda-feira no local para fazer a avaliação da estrutura de concreto que sustentava a passarela. "Fizemos a vistoria juntamente com um engenheiro calculista da empresa que fará os estudos sobre a estrutura de sustentação. A empresa está trabalhando para entregar o parecer até quarta-feira, quando também deverá ser entregue, por outra empresa, a avaliação da passarela", afirmou o diretor de obras civis da Seurb, Reinaldo Leite. E, para diminuir os riscos de acidentes no local, a Semob também desativou temporariamente o ponto de ônibus localizado em frente ao 2º BIS (Batalhão de Infantaria de Selva), sentido Entroncamento/São Brás. As paradas mais próximas para os usuários do transporte público estão localizadas em frente ao conjunto Império Amazônico e no cruzamento da Almirante Barroso com a Tavares Bastos. A mudança na parada de ônibus, que começou na terça-feira (10), deverá permanecer até a conclusão das obras de recuperação da passarela, ainda segundo a prefeitura.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA