Detran Pará elimina obrigatoriedade da prova da baliza para CNH; saiba mais
A prova de baliza é conhecida por ser tradicionalmente o ponto de reprovação no exame prático e temida por muitos recém-habilitados
O novo modelo para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil já mudou a rotina de candidatos em alguns estados ao eliminar, em parte do país, a prova de baliza, tradicional ponto de reprovação no exame prático e temida de muitos recém-habilitados. O Pará é um dos estados que optou em eliminar a etapa da prova.
Com a entrada em vigor da Resolução nº 1.020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), no início do mês, o teste deixou de ser exigido em estados como São Paulo, Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina e Pará.
No caso do Pará, a mudança já está valendo desde 19 de janeiro: quem vai tirar a primeira CNH não precisa mais fazer a baliza na prova prática do Detran. A medida se aplica a todos os exames realizados no estado, tornando o processo menos rígido e reduzindo um dos principais obstáculos enfrentados pelos candidatos.
A mudança segue a nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em dezembro de 2025. O texto atualiza as regras sobre a aprendizagem e a formação de candidatos à CNH, alinhando o processo à implementação do Programa CNH do Brasil, iniciativa do Governo Federal.
Como vai funcionar a prova prática agora?
Com a nova regra, o trajeto da prova prática segue o mesmo, mas o foco muda: agora, a avaliação privilegia a atenção à sinalização e ao cumprimento das normas de segurança viária. Os avaliadores passam a observar principalmente o comportamento do condutor, o conhecimento sobre a via e a capacidade de conduzir com segurança.
O Detran informa ainda que a baliza deixou de ser obrigatória tanto para candidatos com processos em andamento quanto para aqueles que vão iniciar o procedimento.
Outras mudanças importantes
As principais mudanças no processo de obtenção da CNH trazem alterações importantes:
- Fim da eliminação automática na baliza: o erro nessa etapa não resulta mais na eliminação imediata do exame.
- Prova em carro automático: pela primeira vez, candidatos podem fazer o teste prático em veículos com câmbio automático. Mesmo assim, a habilitação continua válida também para dirigir carros manuais.
(*Gabrielle Borges, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Vanessa Pinheiro, editora web de OLiberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA